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Padre Jesuíta São Francisco Xavier

  3 de dezembro.  Xavier, Espanha, 1506 ( Ilha Sancian, China, 3 de dezembro de 1552) No século XVI, numerosas testemunhas da fé entenderam a importância de superar as "novas" fronteiras geográficas para levar o Evangelho para onde ainda não havia alcançado. Entre eles estava São Francisco Xavier, que gastou todas as suas energias para doar a mensagem do Ressuscitado para o povo do Extremo Oriente, da Índia à Indonésia, para o Japão. Sua memória é uma oportunidade de refletir sobre as fronteiras – próximas ou distantes – que somos chamados a superar hoje, a fim de trazer a luz de Deus. Francisco Xavier nasceu em Navarra em 1506 e em Paris conheceu Inácio de Loyola, com quem compartilhou a aventura de fundar a Companhia de Jesus. Em 1540 ele foi enviado para o Oriente como missionário: enquanto planejava trazer o evangelho para a China, ele morreu de pneumonia na ilha de Shangchuan em 1552. Paulo V beatificou Xavier em 21 de outubro de 1619 e Gregório XV o canonizou em 12 de m

As Promessas do Sagrado Coração

  Nas aparições a Santa Margarida Maria, Nosso Senhor insiste que a adoração de seu Sagrado Coração deve ser vestida no aspecto da reparação. Aqueles que são devotos dele devem não só descobrir seu amor inafundável, mas também reparar os insultos, frieza e ingratidão com que Ele se ofende. Na verdade, o liberalismo, sabendo a submissão que o homem deve a Deus, coloca na liberdade do homem o princípio de todas as leis da sociedade moderna. O liberalismo quer que o próprio Deus se submeta à liberdade do homem. Que blasfêmia!   A essência da devoção ao Sagrado Coração é o reconhecimento de que a humilde submissão do homem à lei de Deus é seu maior bem, e que o homem deve submeter-se não como escravo de seu tirano, mas como um filho que reconhece o amor de seu pai em suas disposições e ordens. A devoção ao Sagrado Coração é, portanto, essencialmente antiliberal. As reivindicações de Nosso Senhor aos jansenistas parecem definir nossos modernistas atuais: "Eis o Coração que tanto amava

Tempo para paz e fim dos tempos

  A sjatologia cristã é forjada a partir de duas peças contrárias e correspondentes, que formam a história sobrenatural do homem: as forças intrahistóricas que dependem de sua agência e das intervenções metahistóricas dos planos imóveis de Deus; aqui o Anticristo e a Parusia, como antes do Dilúvio ou redenção. Essas duas peças correspondem à essência criada do homem: nem ele deu a si mesmo vida nem a preserva com sua própria força; só pode orientar seu movimento implacável, mão no governo, e picado de fora. Leonardo Castellani, Apokalypsis de São João, Excursus EG, 150-151). Isso é o que há   A filosofia saudável exige que as realidades sejam contempladas de diferentes pontos de vista porque elas têm uma complexidade que torna impossível conhecê-las inteiramente em um só olhar. Em nossos tempos, é sabido, muitas vezes não é o hábito de fazer distinções na análise das coisas, que é a maneira mais segura de alcançar a verdade ou pelo menos abordá-la. A ausência desse hábito de pensamento