Pular para o conteúdo principal

Postagens

O Nascimento de Jesus em Belém

AS PRIMEIRAS TESTEMUNHAS do grande Acontecimento são pastores que estão em vigília. Muito se refletiu sobre o significado que possa ter o fato de os primeiros a receber a Mensagem terem sido precisamente pastores. Parece-me que não seja necessária demasiada perspicácia para superar tal questão: Jesus nasceu fora da cidade, num ambiente circundado por todos os lados de pastagens, para onde os pastores traziam seus rebanhos. Por isso, era normal que os primeiros chamados para ver o Menino na manjedoura fossem os pastores que estavam mais perto do Acontecimento. Naturalmente, pode-se desenvolver reflexões diversas a respeito: talvez os pastores vivessem não só externamente, mas também interiormente, mais perto do Acontecimento do que os habitantes da cidade, que dormiam tranquilos. Também intimamente não estavam longe daquele Deus que se fez Menino. Coincide com isso o fato de pertencerem aos pobres, às almas simples, pelas quais Jesus havia de bendizer o Pai, porque é sobret

Em torno da pureza do coração

Já se disse muitas vezes que as Admoestações ou Exortações de Francisco de Assis constituem suas bem-aventuranças. Lendo Mateus escutamos o Mestre falar da cartilha da felicidade e ouvindo Francisco na sua ladainha da felicidade, mergulhamos no mais profundo da vida desse que foi designado de Cristo redivivo. O presente texto, de alguma forma, comenta a admoestação XVI do Poverello. São páginas, quase tradução, de Michel Hubaut, Chemins d’intériorité avec saint François (Ed. Franciscaines). Leves e livres para o amor Frequentemente nos “Escritos de São Francisco” encontramos expressões como “pureza de coração”, “pura e simplesmente”, “com uma intenção pura”, “ter o coração e espírito puros”. Para Francisco, pureza de coração é uma maneira de englobar todos os relacionamentos com Deus, com os outros, com a criação e conosco mesmo. Pureza tem tudo a vez com inteireza, transparência, frescor original e se opõe a duplicidade. As intuições de Francisco aproximam-se das preocupações h

DEVEMOS APROVEITAR O TEMPO

Ecce breves anni transeunt, et semitam per quam non revertar ambulo  — “Vê que passam os breves anos, e eu caminho por uma vereda pela qual não voltarei” (Iob. 16, 23) Sumário.  Com razão o Espírito Santo nos exorta a que conservemos o tempo, porquanto o tempo é não somente precioso, mas ainda de muito curta duração. Lembra-te de como se passaram depressa os doze meses desse ano que hoje termina. Dize-me, irmão meu, como é que até hoje tens empregado o tempo? Esforças-te, ao menos, em resgatar o tempo perdido, empregando-o melhor para o futuro? Quem sabe? Talvez o ano que finda, seja o último da tua vida! O tempo, sobre ser a coisa mais preciosa, porque é um tesouro que só neste mundo se acha, é ainda de muito curta duração.  Ecce breves anni transeunt . Lembra-te de como se passaram depressa os doze meses do ano que hoje finda! É, portanto, com razão que o Espírito Santo nos exorta a conservarmos o tempo, e não deixarmos perder-se um só momento sem o aproveitarmos bem. Mas, ai

JESUS CRISTO TEM FEITO E PADECIDO TUDO POR NOSSO AMOR

Dilexit me, et tradidit semetipsum pro me  — “Ele me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (Gal. 2, 20). Se é verdade, ó meu Jesus, que por meu amor abraçastes uma vida penosa e uma morte amargosa, posso dizer com razão, que a vossa morte é minha, que são minhas as vossas dores, meus os vossos merecimentos, que, em suma,Vós mesmo sois meu, já que por meu amor Vos entregastes a tão grandes padecimentos. Ah, meu Jesus! Nada me aflige tanto como o pensar que houve um tempo em que Vós éreis meu, e eu voluntariamente Vos tenho perdido repetidas vezes. Perdoai-me e estreitai-me ao vosso peito, nem permitais que eu ainda torne a ofender-Vos. Amo-Vos de toda a minha alma. Vós quereis ser todo meu, eu quero ser todo vosso. O Filho de Deus, por ser Deus verdadeiro, é infinitamente feliz. Contudo, observa Santo Tomás, Ele tem feito e padecido tanto por amor do homem, como se sem este não pudesse ser feliz:  quasi sine ipso beatus esse non posset . Se Jesus Cristo, durante a sua vida terr

Caminhos percorridos e passos dados por Francisco

Francisco e os franciscanos na busca de sua identidade 1.  Em nossos dias não dá para deixar Francisco de Assis de lado. O cardeal Claudio Hummes, quando o cardeal argentino Bergoglio estava praticamente eleito Papa no conclave que se desenrolava na Capela Sistina, sussurrou-lhe: “Não se esqueça dos pobres”. Pouco depois, o novo Papa haveria de escolher para si o nome de Francisco e, desde então, muitas vezes, em seu ministério, ele alude ao espírito de Francisco. Todos os homens de boa vontade, de uma forma ou de outra, se voltam para a transparência do Evangelho, embora nem sempre se façam citações literais. Antes de mais nada, ressalte-se em Francisco de Assis e em Francisco de Roma a fraternidade. Francisco é o irmão universal, irmão do leproso, irmão do lobo, irmão do sultão, irmão de todos, irmão dos elementos (sol, estrela, água, terra, ar etc.). O Papa nos convida a sermos irmãos e irmãs universais. Que projeto tem ele para o mundo? Estabelecer, em todas as partes, vínc

ALEGRIA TRAZIDA AO MUNDO PELO NASCIMENTO DE JESUS CRISTO

Evangelizo vobis gaudium magnum, quod erit omni populo: quia natus est vobis hodie Salvator — “Anuncio-vos um grande gozo, que será para todo o povo; e é que vos nasceu hoje o Salvador” (Luc. 2, 10). Sumário.  Organizam-se grandes festejos num país, quando ao rei nasce seu filho primogênito. Quanto mais não devemos nós festejar o nascimento do Filho unigênito de Deus, que veio do céu para nos visitar. Talvez alguém deseje carregar o Menino Jesus nos braços; mas avivemos a nossa fé e lembremo-nos de que na santa comunhão recebemos, não somente em nossos braços, mas também dentro do nosso peito, o mesmo Jesus, que por nosso amor esteve deitado no presépio de Belém. O nascimento de Jesus Cristo trouxe alegria geral ao mundo inteiro. É Ele o Redentor desejado durante tantos anos e com tamanho ardor, que por esta razão foi chamado o Desejado das gentes, o Desejado das colinas eternas. Eis que já veio, nascido numa gruta estreita. Façamos que o anjo nos anuncie o mesmo gozo que anunc

VIDA DE TRIBULAÇÕES QUE JESUS CRISTO COMEÇOU A LEVAR DESDE O SEU NASCIMENTO

Defecit in dolore vita mea, et anni mei in gemitibus  — “A minha vida tem desfalecido com a dor, e os meus anos com os gemidos” (Ps. 30, 11). Sumário.  A vida de Jesus Cristo foi um martírio contínuo, e mesmo um duplo martírio, porque tinha continuamente diante dos olhos todas as dores que haviam de atormentá-Lo até à morte. Entre todas aquelas dores, porém, a que mais o afligiu, foi a previsão dos nossos pecados e da nossa ingratidão depois de tamanho amor da sua parte. É, pois, verdade, ó Jesus, que com os meus pecados Vos tenho causado aflição durante toda a vossa vida! Jesus Cristo podia salvar-nos sem padecer nem morrer; mas não quis. A fim de nos fazer conhecer até que ponto nos amava, quis escolher uma vida toda de tribulações. Por isso, o profeta Isaías o chamou:  virum dolorum  — “ Homem das dores ”, porque a vida de Jesus Cristo devia ser uma vida toda cheia de dores. A sua Paixão não teve seu princípio no tempo da sua morte, mas sim, no começo da sua vida. Vêde que