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A devoção a Nossa Senhora e a consagração total

Conheça o novo curso do Padre Paulo Ricardo sobre a devoção a Nossa Senhora e a consagração total ou escravidão de amor. O site padrepauloricardo.org passou por reformulações em sua plataforma e no dia 12, por ocasião deste Ano Mariano especialíssimo, presenteou Nossa Senhora e a cada um de nós com um curso sobre a devoção e a consagração total, também conhecida como escravidão de amor a Jesus Cristo, Sabedoria encarnada, pelas mãos da Virgem Maria. Michelangelo Merisi, called Caravaggio –  Madonna of the Rosary . O curso responde primeiramente as perguntas: O que é “devoção”? O que significa ser devoto? Como ser mais devoto? Na segunda parte do curso, Padre Paulo explica o que é a devoção a Virgem Maria e porque devemos prestar culto a ela. Trata também da finalidade e da necessidade da devoção mariana. Na última parte, o Sacerdote trata do que é realmente a consagração a Nossa Senhora e quais as razões de nos consagrar. Por fim, temos a explicação das práticas inter

TERCEIRA PALAVRA DE JESUS CRISTO NA CRUZ

Dicit matri suae: Mulier, ecce filius tuus. Deinde dicit discipulo: Ecce mater tua:  — “Diz à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. Depois diz ao discípulo: Eis aí tua mãe” (Io. 19, 26 et 27). Sumário: Consideremos como Jesus moribundo, volvendo-se para sua mãe, que estava ao pé da cruz e indicando-lhe pelo olhar o discípulo predileto, lhe disse:  Mulher, eis aí teu filho ; e depois acrescentou dirigindo-se ao discípulo:  Eis aí tua mãe . E assim Maria foi constituída mãe de todos os cristãos e nós fomos feitos seus filhos. Ponhamos, portanto, na Santíssima Virgem, toda a nossa confiança e em todas as necessidades recorramos a ela por socorro. Mas, ao mesmo tempo, provemos pelas nossas obras que somos filhos dignos de seu amor. ******************************* I. Fogem as mães da presença de seus filhos moribundos; o amor não lhes permite assistirem a tal espetáculo, verem-nos sofrer sem que lhes possam trazer alívio. A divina Mãe, porém, quanto mais o Filho estava próximo a morr

Confiar-se a Deus não comporta fuga da realidade - Papa no Angelus -22/10/2017.

Como habitualmente, aos domingos, antes da oração mariana do Ângelus, ao meio dia, na Praça de São Pedro, o Papa comentou o Evangelho deste domingo que – disse – nos apresenta um novo face a face entre Jesus e os seus opositores. O tema é o tributo a César, uma questão  “espinhosa ” sobre se era lícito ou não pagar impostos ao Imperador de Roma, César Augusto, sob cuja autoridade a Palestina se encontrava nos tempos de Jesus. Como o assunto era controverso, os fariseus submeteram a questão a Jesus, querendo assim colocar-lhe uma ratoeira, pois que da sua resposta poderiam acusá-lo de estar pro ou contra Roma. Mas a esta pergunta maliciosa, Jesus respondeu com calma e aproveitou para transmitir um importante ensinamento: elevando-se acima de qualquer polemica e das opostas posições, pediu uma moeda e perguntou: “De quem é a imagem e a inscrição?” À resposta dos fariseus de que era de César, Jesus replicou: “Dai, então, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. Deste modo

AS DIFERENTES POSIÇÕES DO CATÓLICOS NO PÓS-CONCÍLIO

Devido ao grande número de questionamentos que recebemos – desde pessoas que querem, humildemente, entender a posição da FSSPX e crise de fé que abala a Igreja até alguns “grandes sábios de redes sociais” que nos acusam de coisas que, além de nos causar grandes risadas, mostram nitidamente que não entendem nada sobre a Tradição, relinchando jargões já refutados há décadas – republicamos um texto da década de 80, escrito pelos até então “Padres Tradicionalistas de Campos” e que permanece atual, para que cada um, de uma maneira simples, analise sua posição de católicos nessa crise pós conciliar. AS VÁRIAS POSIÇÕES TOMADAS NA CRISE ATUAL 1)  PROGRESSISMO :  se subdivide em diversas categorias: a) Obediência cega:  aqueles que não admitem resistência às autoridades. É a posição mais cômoda na crise atual. Tem vários graus. Há até aqueles que dizem:  “Prefiro errar com o Papa a acertar sem ele” ,  “Se o Papa fosse para o inferno eu iria junto” . Peca por excesso: chama-se subser

A saudação de Paz e Bem

A saudação franciscana de “Paz e Bem” tem sua origem na descoberta e na vocação do envio dos discípulos, que São Francisco descobriu no Evangelho e, que ele colocou na Regra dos Frades Menores – “o modo de ir pelo mundo”. Lucas (10,5) fala na saudação “A paz esteja nesta casa”, e Francisco acrescenta que a saudação deve ser dada a todas as pessoas que os frades encontrarem pelo caminho: “O Senhor vos dê a paz”. No seu Testamento, Francisco revela que recebeu do Senhor mesmo esta saudação. Portanto, ela faz parte de sua inspiração original de vida: anunciar a paz. Muito antes de São Francisco, o Mestre Rufino (bispo de Assis, na época em que Francisco nasceu), já escrevera um tratado, “De Bono Pacis” – “O Bem da paz” e, que certamente deve ter influenciado a mística da paz na região de Assis. Haviam, então, diferentes formas de saudação da paz, entre elas a de “Paz e Bem”. A paz interior como fundamento da paz exterior Na Legenda dos três companheiros (58), São Francisco dá

O que significa ser escravo de Maria?

Saiba o significado de nos fazer escravos de Maria Santíssima e se essa devoção não se opõe à nossa amizade com Deus. Ser escravos significa primeiramente entrar num caminho de perfeição, elevando nosso grau de dependência de nosso Senhor Jesus Cristo e da Santíssima Virgem Maria. Como dissemos em artigos anteriores, todos os homens são servos de Nossa Senhora por natureza. Este é o primeiro grau de dependência. Pelo sacramento do Batismo, nos tornamos filhos de Maria. Dessa forma avançamos para o segundo grau de dependência. Não satisfeitos com laços ordinários que nos unem a Mãe de Deus como criaturas e como cristãos, desejamos confirmar este estado de dependência, entregando-nos amorosa e radicalmente a ela, sem reservas, nem restrições. Anunciação do Anjo a Virgem Maria Ser escravo é o primeiro grau na consagração voluntária à Santíssima Virgem. Este é o fundamento dos outros graus da consagração, que está em conformidade com a palavra do Evangelho: “…aquele que se hu

O Bem da paz – o “Sumo Bem”

Deus Sumo Bem é a experiência fundamental de Francisco, o ponto de partida de sua espiritualidade. Nela se fundamenta a vida franciscana como resposta de amor, configurando o amado ao Amor. Portanto, “Bem” é Deus-Amor, é a caridade. Deus, o Sumo Bem, chamou a todos a participarem do seu Ser, não no sentido de “soma de todos os bens divinos”, mas Deus, enquanto “bem único”. Por isso, a atitude típica de São Francisco é o êxtase adorante e a decisão de estar sempre a serviço deste Deus; um serviço que nasce da alegria da gratidão. É a atitude que projeta em Deus a completude de si mesmo, que leva a renúncia a tudo, até à posse de Deus. Francisco descobre neste “vazio”, a presença de Deus, unicamente como “dom”. E é justamente este o sentido da resposta humana, a da conversão ao Bem, ao “Sumo Bem”: aceitar Deus como centro absoluto da própria existência, e inserir-se no seu projeto tornando-se seu colaborador. Desta experiência nasce a “doçura”, que enche a vida de Francisco, a s