Pular para o conteúdo principal

A guerra do diabo contra a beleza sacral do cântico litúrgico segundo Santa Hildegarda


Ícone de Santa Hildegarda, Abadia de Beuron 1930
Santa Hildegarda de Bingen (1 098-1179) foi uma abadessa beneditina , compositora, escritora, filósofa, mística, fundadora , médica e profeta alemã Considerada uma das personalidades mais influentes, multifacetadas e fascinantes da Baixa Idade Média e da história do Ocidente, é também uma das figuras mais ilustres do monacato feminino dos melhores exemplos do ideal beneditino, sendo dotada de inteligência e cultura Fora do comum, comprometida com a reforma gregoriana e sendo uma das escritoras mais produtivas de seu tempo. Também é considerada por muitos especialistas como a mãe da história natural.
O medievalista Régine Pernoud, em sua obra biográfica "Hildegarde de Bingen, consciência inspirada do século XII" (Editado em francês por Editions du Rocher, 1994) cita uma carta dirigida aos Prelados de Mainz, que queríamos traduzir e transcrever neste Publique para os nossos leitores. Os destaques e a mesma tradução são nossos.
O contexto dessa epístola é a sentença de interdição que o mosteiro fundado por Santa Hildegarda havia sofrido com o bispo de Mainz, quando a abadessa se recusou a obedecê-lo no mandato de desenterrar uma pessoa morta enterrada no cemitério da abadia. Isso fora um pecador público, mas ele havia morrido reconciliado com a Igreja, de acordo com as próprias freiras que podiam ver em seus últimos momentos. A sentença de interdição proibia a celebração da Santa Missa e a celebração solene do Ofício Divino dentro da Igreja da abadia.
Aqui está a carta, luminosa e profética, como todo o trabalho deste grande místico.
“ Lembremos como o homem desejou encontrar novamente a voz do Espírito vivo, que Adão havia perdido por causa de sua desobediência. Adão, antes de sua queda, ainda inocente, tinha uma voz semelhante à que os anjos possuem por sua natureza espiritual (...). Adão perdeu essa semelhança com a voz angélica que tinha no paraíso, adormeceu com essa arte maravilhosa que lhe foi oferecida antes do pecado, que, acordando como se fosse um sonho, se tornou ignorante depois de ser enganado pela sugestão do diabo. E ele se opor à vontade de seu Criador, foi encontrado em volta na escuridão da ignorância dentro por causa de sua iniqüidadeMas Deus, que preserva para beatitude primeiro às almas dos eleitos na luz da verdade, decidiu que sempre que ele tocou os corações de alguns homens, deitando fora sobre eles o espírito profético, eles retornam com iluminação interior, algo do que Adão possuía antes do castigo de sua desobediência.
Portanto, para que o homem possa desfrutar dessa doçura do louvor divino , aquele que Adão tinha antes de sua queda e que ele não conseguia mais se lembrar em seu exílio, para incitá-lo a buscá-la, os profetas instruídos pelo mesmo Espírito Eles inventaram não apenas salmos e canções, cantados para aumentar a devoção daqueles que os ouviam, mas também vários instrumentos musicais, graças aos quais emitiam vários sons, de modo que, tanto pelas formas como pelas qualidades destes. instrumentos de acordo com o significado das palavras que ouviram, despertados por esses meios, poderiam ser instruídos interiormentePor isso, sábios e estudiosos, imitando os santos profetas, também encontraram alguns gêneros de instrumentos, graças à sua arte, capazes de cantar de acordo com a exclusão da alma. E o que eles cantaram, graças aos movimentos de seus dedos, eles imitaram Adão, formado pelo dedo de Deus, isto é, pelo Espírito Santo, na voz daquele em quem todo som de harmonia e toda arte de música, eles eram doçura antes do pecado Se o homem tivesse permanecido no estado em que fora formado, a fraqueza do homem mortal não teria sido capaz de suportar a força e a sonoridade de sua voz primária .
Então, quando o diabo enganador ouviu o homem sob a inspiração de Deus, ele tinha começado a cantar , e, através desta, ele foi convidado para lembrar a suavidade das canções do celest pátria ial , vendo que as maquinações de seu engano eram reduzido a nada, ficou aterrorizado, atormentado e começou a refletir e procurar, de acordo com as múltiplas fontes de seu mal, como agora não só podia se multiplicar no coração do homem más sugestões e pensamentos impuros ou várias distrações, mas até mesmo em o coração da Igreja, sempre que possível, através de dissensões e escândalos ou ordens injustas, perturba ou impede a celebração e a beleza do louvor divino e dos hinos espirituais.
É por isso que você e todos os prelados devem refletir com extrema vigilância antes de encerrar uma frase, a boca de quem na Igreja canta os louvores a Deus, quando você os suspende, proibindo-os de receber os sacramentos. Antes de fazer tudo isso, você deve examinar cuidadosamente as causas pelas quais você o faz, tendo discutido primeiro com a maior atenção ".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ignorância invencível e a salvação

Sem Roma, totalmente frustada por ver a FSSPX caminhando em direção à Barca de Pedro, não mais pode apoiar-se na mesma para justificar seu "apostolado". Aliás, agora são Sem Roma & FSSPX. Em uma tentativa vã que só convenceu os organizadores da idéia, quiseram mostrar uma suposta contradição em uma frase do Pe Paulo Ricardo com o ensino católico no folder acima. Iremos mostrar, nesse artigo, que as palavras do Reverendíssimo padre, que tanto bem faz a Igreja no Brasil na formação sólida tradicional entre leigos e seminaristas, estão em perfeita harmonia com o que o Magistério sempre ensinou. Obviamente que o Padre Paulo fala dos que estão em ignorância invencível. Ora, se diz que eles têm em mente um simulacro, um boneco, ao invés da Igreja Católica, é claro que faz referência aos que não pecam mortalmente por isso. O que ele falou sempre foi consenso entre os teólogos. O grande teólogo Penido diz o seguinte sobre isso:  “Melhor seria cognominá-los cristãos di
A mitra dos bispos e papas e o simbolismo pagão RECEBEMOS DO LEITOR que se identifica com o nome "Emerson" a pergunta que reproduzimos abaixo, seguida de nossa resposta: “ (...) uma coisa me deixou muito em dúvida. Vi um desses vídeos onde acusam a igreja católica de adorar o Deus Mitra e até distorceram uma explicação de um padre sobre o natal para comprovar o culto ao Deus mitra. Até ai tudo bem estava me divertindo com as heresias ai então o autor falou que presta serviço a várias instituições catolicas e que a razão social da maioria começa com mitra e o nome da instituição comprovando o culto ao tal deus sol. Fiz uma rápida busca e realmente percebi que varias dioceses tem o mitra antes do nome e também percebi o termo mitra diocesana. Sei que mitra é o chapel cônico que os bispos e o papa usa. Gostaria de saber qual o verdadeiro significado do termo mitra para igreja e se tem alguma ligação com o deus pagão e porque o nome aparece na frente do nome das diocese

Quaresma: Catecismo Maior de São Pio X

A Igreja, no início da Quaresma, costumava fazer a imposição das sagradas cinzas, para recordar-nos de que somos feitos de pó, e com a morte, reduzimo-nos novamente ao pó, e assim nos humilhemos e façamos penitência por nossos pecados, enquanto temos tempo 37.   Que é a Quaresma? A Quaresma é um tempo de jejum e penitência instituída pela Igreja por tradição apostólica. 38.   A que fim foi instituída a Quaresma? A Quaresma foi instituída: 1º para dar-nos a entender que temos a obrigação de fazer penitência durante todo o tempo da nossa vida, da qual, de acordo com os santos Padres, a Quaresma é figura; 2º para imitar de alguma maneira o rigoroso jejum de quarenta dias que Jesus Cristo praticou no deserto; 3º para prepararmo-nos, por meio da penitência, em celebrar santamente a Páscoa. 39.   Por que o primeiro dia da Quaresma é chamado de quarta-feira de cinzas? O primeiro dia da Quaresma é chamado de quarta-feira de cinzas porque nesse dia a Igreja impõe sobre