Pular para o conteúdo principal

A PREPARAÇÃO PARA O NATAL, PREFIGURADA NA PESSOA DO BATISTA


Resultado de imagem para saint jean baptiste
Resultado de imagem para saint jean baptiste

Fonte:  Hojitas de Fe, 17. | Seminário Nossa Senhora Corredentora FSSPX / – Tradução: Dominus Est

Como é sabido, o tempo do Advento prepara nossas almas para as três vindas ou adventos de Cristo entre nós: • a primeira é sua vinda em carne mortal, pela Encarnação, para padecer e morrer por nós; • a segunda é sua vinda espiritual a nossas almas, pela graça, para nos fazer viver de seus mistérios; • a terceira é sua vinda no final dos tempos, pela Parusia, pra julgar os vivos e os mortos.

Pois bem, essas três vindas reclamam uma preparação semelhante, maravilhosamente prefigurada e expressa por São João Batista. Poderíamos até mesmo dizer que São João Batista é um advento em ação: toda sua pessoa e missão estão inteiramente ordenadas a preparar os corações para receber a Cristo. Assim, pois, considerando o que São João Batista foi na primeira vinda de Cristo, veremos quais são as disposições que são agora necessárias em nós para nos prepararmos dignamente para a festa de Natal.

1ª Penitência: Preparai os caminhos do Senhor.

Quando São João Batista apareceu, o mundo inteiro se comoveu, ao menos na Judeia. Por mais de quatro séculos já não havia profetas em Judá, e a voz do Senhor houvera se calado durante tanto tempo justamente para que o povo eleito estivesse em expectativa, em relação ao futuro Messias. Por isso, quando João fez sua aparição, todos vieram até ele.

Para devidamente cumprir sua missão, João teve que conhecer, à luz do Espírito Santo, três coisas: • o advento iminente do Messias; • as disposições morais com que Israel deveria recebê-lo; • a ação que ele, como Precursor, deveria realizar, tanto em ordem ao Messias, a quem havia de apontar com o dedo, como em ordem a Israel, a quem havia de dispor. Pois bem, entre essas disposições, a primeira que João pregou foi a penitência:

“O Senhor falou a João, filho de Zacarias, no deserto. E ele foi por toda a terra do Jordão, pregando o batismo de penitência para remissão dos pecados, como está escrito no livro das palavras de Isaías profeta: ‘Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai as suas veredas; todo o vale será terraplanado, e todo o monte e colina será arrasado, e os caminhos tortuosos tornar-se-ão direitos, e os escabrosos planos; e todo o homem verá a salvação de Deus’”.

A penitência que João pregava era uma total renovação moral, que partindo do arrependimento e da confissão dos próprios pecados, exigia uma radical transformação de pensamentos e de sentimentos, e era o princípio de uma vida nova. E o Precursor incorporava graficamente essa mudança sob a figura de um caminho que se prepara.

“Há depressões de abatimento e desconfiança? Devem ser remediadas com um são otimismo e com a confiança em Deus.
A altivez se interpõe como montanhas e colinas? É necessário aplainá-las com a mais profunda humildade.
Há desvios e torções? Urge a necessidade de endireita-los com a retidão de intenção.
Existem arestas e obstáculos, que ferem os pés do caminhante? Devem ser limpos e suavizados com a mansidão e a brandura.
Para alcançar essa penitência, João Batista levava em conta as disposições de cada um. E assim, a uns ameaçava com os justos juízos e castigos de Deus, se não se arrependessem devidamente:

“Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que vos ameaça? Fazei portanto frutos dignos de penitência, e não comeceis a dizer: Temos Abraão por pai. Porque eu vos digo que Deus é poderoso para suscitar destas pedras filhos de Abraão. Porque o machado já está posto à raiz das árvores. E toda a árvore que não dá bom fruto, será cortada e lançada no fogo…  Tomará na sua mão a pá, e limpará a sua eira, e recolherá o trigo no seu celeiro, e queimará as palhas num fogo inextinguível”.

Aos justos que vinham a ele com disposições mais perfeitas, outra era a linguagem que lhes dirigia:

“Eu na verdade batizo-vos em água, mas virá um mais forte do que eu, a quem eu não sou digno de desatar a correia dos seus sapatos; ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo (da caridade)”

2º Ardentes desejos do Senhor.

A penitência deve ser acompanhada de ardentes desejos do Salvador: pois João estimulava a mudança de vida justamente para preparar a sua chegada. E aqui João nos dá exemplo da mais leal das condutas: toda a sua vida, sem inveja ou ciúme, é consagrada a Cristo.

“E levantou-se uma questão entre os discípulos de João e os Judeus acerca da purificação. E foram ter com João, e disseram-lhe: Mestre, o que estava contigo da banda de além do Jordão, de quem tu deste testemunho ei-lo que está batizando, e todos vão a ele. Respondeu João, e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se lhe não for dada do céu. Vós mesmo me sois testemunhas de que vos disse: Eu não sou o Cristo, mas fui enviado adiante dele. O que tem a esposa é o esposo, mas o amigo do esposo, que está de pé e o ouve, enche-se de gozo com a voz do esposo. Pois este meu gozo está cumprido. Convém que ele cresça e eu diminua.”

É preciso que Ele cresça e que eu diminua. Nesta expressão, todo o Antigo Testamento é resumido diante do Novo. Todos os justos que se regozijaram com a vinda do Salvador foram uma figura do Antigo Testamento, que alcançou sua perfeição e seu fim com a chegada do Salvador. Assim, por exemplo, o velho Simeão, assegurado pelo Espírito Santo de que não morreria sem ver o Cristo do Senhor, foi figura do Antigo Testamento, a quem o Espírito Santo assegurou que não desapareceria até conduzir de fato a Cristo. Mas assim que Cristo se apresentou, o que exclamou Simeão?

“Agora, Senhor, podes deixar partir o teu servo em paz, segundo a tua palavra; porque os meus olhos viram a tua salvação,  a qual preparaste ante a face de todos os povos; luz para iluminar as nações, e glória de Israel, teu povo.”

3º Apostolado: conduzir os outros a Cristo.

Mas a principal missão de São João Batista não era a pregação da penitência — que era apenas um meio — mas a manifestação de Cristo em todo o Israel.

“No dia seguinte João viu Jesus, que vinha ter com ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, eis o que tira o pecado do mundo. Este é aquele, de quem eu disse: Depois de mim vem um homem que me foi preferido, porque era antes de mim, e eu não o conhecia (pessoalmente), mas vim batizar em água, para ele ser reconhecido em Israel. E João deu testemunho, dizendo: Vi o Espírito descer do céu em forma de pomba, e repousou sobre ele. E não o conhecia (pessoalmente), mas o que me mandou batizar em água, disse-me: Aquele, sobre quem vires descer e repousar o Espírito, esse é o que batiza no Espírito Santo. Eu o vi; e dei testemunho de que ele é o Filho de Deus.”

Seguindo docilmente este testemunho de João Batista, dois de seus discípulos, João e André, foram no dia seguinte depois de Jesus, e Jesus os fez seus discípulos. Daquele momento em diante um entusiasmo começou a ser gerado entre esses jovens escolhidos que levaram a Cristo nada menos do que seis de seus doze Apóstolos. Assim, São João Batista teve a glória de ter dado a Cristo seus apóstolos, os que mais tarde seriam as colunas da Igreja. Mais tarde, enviaria também, para que n’Ele crescem, dois de seus discípulos recalcitrantes:

“E João chamou dois dos seus discípulos, e enviou-os a Jesus a dizer-lhe: És tu o que há-de vir (salvar o mundo), ou devemos esperar outro? Tendo ido ter com ele, disseram-lhe: João Batista enviou-nos a ti, para te perguntar: És tu o que há-de vir, ou devemos esperar outro? Naquela mesma hora, (Jesus) curou muitos de enfermidades, e de chagas, e de espíritos malignos, e deu vista a muitos cegos. (Depois) respondendo, disse-lhes: Ide referir a João o que ouvistes e vistes: Os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, aos pobres é anunciado o Evangelho; e bem-aventurado aquele que se não escandalizar a meu respeito”.

Conclusão

Não nos esqueçamos, porém, de nos preparar para a vinda do Salvador através de Nossa Senhora. Muito íntimo é o laço que existe entre São João Batista e a Santíssima Virgem. Basta lembrar que São João Batista é o primeiro milagre da graça realizado pela Santíssima Virgem, sua primeira intervenção como Medianeira de todas as graças; já que o Evangelho nos diz que, à saudação que Maria dirigiu a sua prima Santa Isabel, foi santificada a criança que Isabel trazia em seu ventre.

Pois bem, assim como coube à Santíssima Virgem preparar João Batista para a missão de Precursor que ele deveria cumprir diante de seu Filho, também a Ela corresponde produzir em nossas almas estas disposições do tempo do Advento, a fim de que nos preparemos dignamente para o Nascimento de seu Filho. É por isso que a Santa Igreja, em sua Liturgia, aponta luminosamente a figura de Maria, na festa de sua Imaculada Conceição, e na festa (para a América hispânica) de Nossa Senhora de Guadalupe. Peçamos-lhe que nos conceda todas essas disposições interiores.

Estas também serão as disposições da última vinda: • penitência (como claramente enfatizado pela mensagem de Fátima); • grande desejo de Cristo, da chegada de seu Reino e de sua segunda vinda (“no fim, o meu Imaculado Coração triunfará”); • apostolado, conduzir a Ele muitas almas; • e tudo isso, com a intervenção pessoal de um novo João Batista (Elias, que tem uma missão reservada no final dos tempos) e a ação pessoal de Nossa Senhora.

Publicado em 24/06/2018

Para a Festa de hoje, de São João Batista.
http://catolicosribeiraopreto.com/a-preparacao-para-o-natal-prefigurada-na-pessoa-do-batista/#more-13903

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ignorância invencível e a salvação

Sem Roma, totalmente frustada por ver a FSSPX caminhando em direção à Barca de Pedro, não mais pode apoiar-se na mesma para justificar seu "apostolado". Aliás, agora são Sem Roma & FSSPX. Em uma tentativa vã que só convenceu os organizadores da idéia, quiseram mostrar uma suposta contradição em uma frase do Pe Paulo Ricardo com o ensino católico no folder acima. Iremos mostrar, nesse artigo, que as palavras do Reverendíssimo padre, que tanto bem faz a Igreja no Brasil na formação sólida tradicional entre leigos e seminaristas, estão em perfeita harmonia com o que o Magistério sempre ensinou. Obviamente que o Padre Paulo fala dos que estão em ignorância invencível. Ora, se diz que eles têm em mente um simulacro, um boneco, ao invés da Igreja Católica, é claro que faz referência aos que não pecam mortalmente por isso. O que ele falou sempre foi consenso entre os teólogos. O grande teólogo Penido diz o seguinte sobre isso:  “Melhor seria cognominá-los cristãos di
A mitra dos bispos e papas e o simbolismo pagão RECEBEMOS DO LEITOR que se identifica com o nome "Emerson" a pergunta que reproduzimos abaixo, seguida de nossa resposta: “ (...) uma coisa me deixou muito em dúvida. Vi um desses vídeos onde acusam a igreja católica de adorar o Deus Mitra e até distorceram uma explicação de um padre sobre o natal para comprovar o culto ao Deus mitra. Até ai tudo bem estava me divertindo com as heresias ai então o autor falou que presta serviço a várias instituições catolicas e que a razão social da maioria começa com mitra e o nome da instituição comprovando o culto ao tal deus sol. Fiz uma rápida busca e realmente percebi que varias dioceses tem o mitra antes do nome e também percebi o termo mitra diocesana. Sei que mitra é o chapel cônico que os bispos e o papa usa. Gostaria de saber qual o verdadeiro significado do termo mitra para igreja e se tem alguma ligação com o deus pagão e porque o nome aparece na frente do nome das diocese

Perguntas e respostas sobre a Eucaristia

A Sagrada Eucaristia é central na Igreja Católica, que acredita na presença real de Cristo na forma de Corpo e Sangue. Não é um símbolo, não é um alimento para ser compartilhado, é infinitamente muito mais que isso. Tomando por base perguntas formuladas pelo Padre Robert Barron, resolvi publicar minhas respostas numa sucessão de cinco posts, ao ver tamanha riqueza de ensinamentos. Espero que também vejam o amor de Deus neste sacramento. Basta clicar no título de cada parte para ler minhas respostas.  Parte I: Introdução 1. Qual o significado da palavra  "Eucaristia" ? 2. Por quais outros nomes a Eucaristia é também conhecida? 3. O que relembramos na Eucaristia? 4. Por que a Eucaristia é a fonte de toda vida cristã? 5. Quando a Igreja começou a celebrar a Eucaristia? Parte II: Alimento Sagrado 1. Que graças a Eucaristia confere àqueles que a recebem? 2. O que o Profeta Isaías fala sobre a Celebração da Missa? 3. Como São Mateus foi chamado