Pular para o conteúdo principal

Quaresma: tempo “favorável para a aproximação com Deus”, afirma Bispo açoriano

PUBLICADO POR ARAUTOS - 16/02/2018

Angra do Heroísmo – Açores (Sexta-feira, 16-02-2018, Gaudium Press) Durante as cerimônias de início do tempo da Quaresma, em Angra do Heroísmo, no Arquipélago dos Açores, o Bispo local Dom João Lavrador, pronunciou uma homilia repleta de reflexões a propósito do período quaresmal.

16-02-2018Quaresma- tempo ?favorável para a aproximação com Deus?, afirma Bispo açoriano.jpg

O Prelado afirmou que a Quaresma é um tempo favorável à aproximação com Deus e que os cristãos têm o dever de ser “embaixadores” dessa mensagem:
“É-nos exigido a nós hoje tocar a trombeta, o ordenar um jejum, convocar a assembleia dos nossos contemporâneos e proclamar a Boa Notícia da presença de Deus que quer manifestar o Seu perdão e abraça-nos com a sua ternura e misericórdia”, disse.

Secularismo, indiferença, egoísmo
Na celebração da imposição das Cinzas, realizada na Sé de Angra para marcar o começo da Quaresma, o prelado chamou a tenção de seus diocesanos para o “secularismo agressivo que despreza Deus”, a “indiferença” a tudo que diga respeito “à transcendência divina”, o domínio do materialismo consumidor da dignidade humana, o destaque dado ao “egoísmo, à autorreferência e ao individualismo”.

Vida austera, simples, humilde
Para Dom João, conforme afirmou ele, “Só numa vida austera, simples, humilde, tão só através do arrependimento que se desprende da contemplação do rosto amoroso de Deus e pelo desejo de mudança de vida, se dá a volta de todo o coração”, desenvolveu.
O novo tempo litúrgico é “favorável à aproximação com Deus” e os cristãos devem ser “embaixadores” convidando a “humanidade à reconciliação com Deus”, sublinhou o Bispo de Angra, que ainda descreveu a Quaresma como sendo um período marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência.
Para Dom João Lavrador, o período quaresmal é um tempo de “escuta”, de “lágrimas”, e de “jejum”, que prepara para a principal festa do calendário cristão que é a Páscoa.

O gesto das cinzas
O Prelado descreveu o gesto das cinzas que foram recebidas nas cabeças como sendo de “profundo significado” e que faz sentir que na humildade e na simplicidade se pode “alcançar a misericórdia”.
Pedindo aos diocesanos que abandonem uma vida individualista, marcada pela exterioridade e pelo fingimento, o Bispo disse que esse gesto “Liga-nos a toda a humanidade frágil e mortal, mas manifesta também o poder de Deus que ultrapassa o nosso pecado, a nossa miséria e tem para nós desígnios de amor e de vida”.

Programa de vida
Em consonância com as palavras e orientações do Prelado, o site informativo ‘Igreja Açores’ divulga que o bispo de Angra propôs a “escuta da Palavra de Deus”, a celebração dos sacramentos, nomeadamente, da reconciliação, “da oração mais frequente, da partilha generosa” e a contemplação dos sinais que fazem progredir na vivência quaresmal.
Na Sé de Angra, o bispo diocesano pediu também aos diocesanos que sejam generosos na oferta da sua renúncia quaresmal deste ano.

Informa também o site que o tema da Mensagem de Dom João Lavrador para esta Quaresma é “Convertei-vos e acreditai no Evangelho”. Nela, o Bispo indicou para esta Quaresma um “itinerário de conversão” nas comunidades católicas e na sociedade. (JSG)
(Da Redação Gaudium Press, com informações “Igreja  Açores”)

http://www.arautos.org/secoes/noticias/noticia/quaresma-tempo-favoravel-para-a-aproximacao-com-deus-afirma-bispo-acoriano-207017

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A mitra dos bispos e papas e o simbolismo pagão RECEBEMOS DO LEITOR que se identifica com o nome "Emerson" a pergunta que reproduzimos abaixo, seguida de nossa resposta: “ (...) uma coisa me deixou muito em dúvida. Vi um desses vídeos onde acusam a igreja católica de adorar o Deus Mitra e até distorceram uma explicação de um padre sobre o natal para comprovar o culto ao Deus mitra. Até ai tudo bem estava me divertindo com as heresias ai então o autor falou que presta serviço a várias instituições catolicas e que a razão social da maioria começa com mitra e o nome da instituição comprovando o culto ao tal deus sol. Fiz uma rápida busca e realmente percebi que varias dioceses tem o mitra antes do nome e também percebi o termo mitra diocesana. Sei que mitra é o chapel cônico que os bispos e o papa usa. Gostaria de saber qual o verdadeiro significado do termo mitra para igreja e se tem alguma ligação com o deus pagão e porque o nome aparece na frente do nome das diocese

A ignorância invencível e a salvação

Sem Roma, totalmente frustada por ver a FSSPX caminhando em direção à Barca de Pedro, não mais pode apoiar-se na mesma para justificar seu "apostolado". Aliás, agora são Sem Roma & FSSPX. Em uma tentativa vã que só convenceu os organizadores da idéia, quiseram mostrar uma suposta contradição em uma frase do Pe Paulo Ricardo com o ensino católico no folder acima. Iremos mostrar, nesse artigo, que as palavras do Reverendíssimo padre, que tanto bem faz a Igreja no Brasil na formação sólida tradicional entre leigos e seminaristas, estão em perfeita harmonia com o que o Magistério sempre ensinou. Obviamente que o Padre Paulo fala dos que estão em ignorância invencível. Ora, se diz que eles têm em mente um simulacro, um boneco, ao invés da Igreja Católica, é claro que faz referência aos que não pecam mortalmente por isso. O que ele falou sempre foi consenso entre os teólogos. O grande teólogo Penido diz o seguinte sobre isso:  “Melhor seria cognominá-los cristãos di

Quaresma: Catecismo Maior de São Pio X

A Igreja, no início da Quaresma, costumava fazer a imposição das sagradas cinzas, para recordar-nos de que somos feitos de pó, e com a morte, reduzimo-nos novamente ao pó, e assim nos humilhemos e façamos penitência por nossos pecados, enquanto temos tempo 37.   Que é a Quaresma? A Quaresma é um tempo de jejum e penitência instituída pela Igreja por tradição apostólica. 38.   A que fim foi instituída a Quaresma? A Quaresma foi instituída: 1º para dar-nos a entender que temos a obrigação de fazer penitência durante todo o tempo da nossa vida, da qual, de acordo com os santos Padres, a Quaresma é figura; 2º para imitar de alguma maneira o rigoroso jejum de quarenta dias que Jesus Cristo praticou no deserto; 3º para prepararmo-nos, por meio da penitência, em celebrar santamente a Páscoa. 39.   Por que o primeiro dia da Quaresma é chamado de quarta-feira de cinzas? O primeiro dia da Quaresma é chamado de quarta-feira de cinzas porque nesse dia a Igreja impõe sobre