Pular para o conteúdo principal

O leproso e a certeza do perdão


09
Em seu Testament, Francisco faz alusão ao encontro com os leprosos  como momento essencial de sua conversão. Até então, segundo suas palavras, era-lhe difícil ver e encontrar esses doentes em pedaços. Experimentava sentimento de repugnância. O Senhor fez com que deles se aproximasse e sentisse a amargura tornar-se doçura. Os leprosos passaram a ser irmãos com os quais gostava de viver. Francisco pacificou-se.
Francisco experimentava ainda uma agonia por ter a impressão que  Deus não o tinha perdoado. Ao longo de uma visão (Legenda Maior 3,6)  teve a certeza de ter sido perdoado: reconciliação com Deus e consigo mesmo. Esta reconciliação lhe propicia paz. Não tem mais sensação de culpabilidade. O Pobrezinho se reconhece pecador, mas tem confiança no amor de Deus e em seu perdão.
As pessoas que têm consciência de serem perdoadas continuam alegremente seu caminho de intimidade com o Senhor. Ninguém há que se deter no pecado, mas na misericórdia de Deus, amor do Pai que acolhe o  filho pródigo e amor  do Filho que se entrega na cruz por nosso amor.
Inspiração: “François d’Assise, un homme reconcilie”, Frei Antonin Alis, OFMCap, in  “Évangile Aujoud’hui”  n. 211.
http://www.franciscanos.org.br/?p=66721

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ignorância invencível e a salvação

Sem Roma, totalmente frustada por ver a FSSPX caminhando em direção à Barca de Pedro, não mais pode apoiar-se na mesma para justificar seu "apostolado". Aliás, agora são Sem Roma & FSSPX. Em uma tentativa vã que só convenceu os organizadores da idéia, quiseram mostrar uma suposta contradição em uma frase do Pe Paulo Ricardo com o ensino católico no folder acima. Iremos mostrar, nesse artigo, que as palavras do Reverendíssimo padre, que tanto bem faz a Igreja no Brasil na formação sólida tradicional entre leigos e seminaristas, estão em perfeita harmonia com o que o Magistério sempre ensinou. Obviamente que o Padre Paulo fala dos que estão em ignorância invencível. Ora, se diz que eles têm em mente um simulacro, um boneco, ao invés da Igreja Católica, é claro que faz referência aos que não pecam mortalmente por isso. O que ele falou sempre foi consenso entre os teólogos. O grande teólogo Penido diz o seguinte sobre isso:  “Melhor seria cognominá-los cristãos di...
A mitra dos bispos e papas e o simbolismo pagão RECEBEMOS DO LEITOR que se identifica com o nome "Emerson" a pergunta que reproduzimos abaixo, seguida de nossa resposta: “ (...) uma coisa me deixou muito em dúvida. Vi um desses vídeos onde acusam a igreja católica de adorar o Deus Mitra e até distorceram uma explicação de um padre sobre o natal para comprovar o culto ao Deus mitra. Até ai tudo bem estava me divertindo com as heresias ai então o autor falou que presta serviço a várias instituições catolicas e que a razão social da maioria começa com mitra e o nome da instituição comprovando o culto ao tal deus sol. Fiz uma rápida busca e realmente percebi que varias dioceses tem o mitra antes do nome e também percebi o termo mitra diocesana. Sei que mitra é o chapel cônico que os bispos e o papa usa. Gostaria de saber qual o verdadeiro significado do termo mitra para igreja e se tem alguma ligação com o deus pagão e porque o nome aparece na frente do nome das diocese...

AS PALAVRAS DA CONSAGRAÇÃO NA MISSA

 Tenho recebido por e-emails algumas perguntas sobre as palavras da Consagração na Missa, ou seja qual seria a forma? Quais as palavras essenciais? E questões sobre o "pro multis", traduzido na Missa Nova "por todos".   Neste post trataremos das palavras que constituem a "Forma".    Primeira Consagração,  isto é, a do pão:  As palavras da Consagração do pão são transcritas literalmente dos Evangelhos sinópticos (São Mateus, São Marcos e São Lucas).São somente as palavras essenciais. São João não fala da instituição da Eucaristia; fala, porém, da promessa da Eucaristia no capítulo VI. Cotejemos os textos bíblicos: São Mateus, XXVI, 26 :  "Accipite et comedite: Hoc est corpus meum". "Tomai e comei: Isto é o meu corpo". São Marcos, XIV, 22 :  "Sumite, hoc est corpus meum", "Tomai, isto é o meu corpo" . São Lucas, XXII, 19 :  "Hoc est corpus meum, quod pro vobis datur", "Isto é o meu c...