Pular para o conteúdo principal

A devoção dos santos e a Eucaristia



“A Eucaristia é 'fonte e ápice de toda a vida cristã'. Os demais sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e tarefas apostólicas, se ligam à Sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Pois a Santíssima Eucaristia contém todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa”.
Assim nos fala o Catecismo da Igreja quando começa a refletir sobre esse sacramento tão precioso que Nosso Senhor instituiu. Quando ele diz que a Eucaristia é “fonte e ápice”, o Catecismo está citando uma passagem importante do Concílio Vaticano II, que podemos encontrar no documento chamado Sacrosanctum Concilium. E aqui podemos entender de maneira mais geral a celebração Eucarística, mas também o sacramento da Eucaristia mesmo, presença real de Jesus no meio de nós.
É um mistério de fé muito bonito. Para os que estão de fora, certamente parece um pouco estranho que nos vejam adorando o que se parece a um pedaço de pão, tanto na forma quanto no sabor. E é que a presença de Cristo nas espécies eucarísticas é única, nos diz o Catecismo. Com as palavras do sacerdote, as oferendas são transformadas. Santo Ambrósio afirma com bastante força: “Estejamos persuadidos de que isto não é o que a natureza formou (ou seja, pão e vinho), mas o que a bênção consagrou, e que a força da benção supera a da natureza, pois pela benção a própria natureza é mudada”.
 
Os santos nos dão mostras de como isso se dá. Todos eles compreenderam de maneira profunda e existencial que Jesus está presente ali na Eucaristia.
Mesmo na vida dos católicos esse mistério muitas vezes não chega a penetrar até o mais profundo do coração. Como somos, especialmente nos dias de hoje, muito ligados aos nossos sentidos, fica difícil ir além deles para encontrar a Deus naquele pedaço de pão. Por isso é muito bom pedir ao Senhor que continuamente aumente a nossa fé. Para que possamos reconhecê-lo e adorá-lo no Santíssimo Sacramento do altar. Não se trata de negar os nossos sentidos pois, a não ser por uma graça especial de Deus, não deixaremos de ver e de sentir o pão e o vinho. O desafio é que a luz da fé ilumine nosso entendimento e que possamos ver, com os olhos da fé, a Deus presente no altar.
Os santos nos dão mostras de como isso se dá. Todos eles compreenderam de maneira profunda e existencial que Jesus está presente ali na Eucaristia. Por isso a sua reverência no trato com esse sacramento. Por isso a dor de ver como tantas vezes ele foi, e continua sendo, profanado, esquecido, deixado de lado. Esse é, aliás, um bom termômetro para saber como anda a nossa fé na Eucaristia. Qual é a minha experiência ao ver Jesus nessas situações dolorosas atualmente? Me importo que Ele esteja esquecido em muitas capelas na minha cidade e no mundo? Sofro quando uma Igreja é profanada?
Nossa Senhora com certeza pode nos mostrar uma atitude santa com relação a isso. Ela que esteve na presença real de Jesus durante toda sua vida e que continuou nessa presença certamente nas celebrações que se seguiram na Igreja nascente. Como ela sofreu com tudo o que Jesus sofreu. Como se compadeceu e permaneceu próxima dele, inclusive de pé, aos pés da Cruz que O matou. Peçamos a ela que nos ajude a ser cada vez mais reverentes com a presença de Jesus no meio de nós.
“A devoção à Eucaristia é a mais nobre de todas as devoções, porque tem o próprio Deus por objeto; é a mais salutar porque nos dá o próprio autor da graça; é a mais suave, pois suave é o Senhor. Se os anjos pudessem sentir inveja, nos invejariam porque podemos comungar.” (Papa São Pio V)
http://www.a12.com/formacao/detalhes/a-devocao-dos-santos-e-a-eucaristia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A mitra dos bispos e papas e o simbolismo pagão RECEBEMOS DO LEITOR que se identifica com o nome "Emerson" a pergunta que reproduzimos abaixo, seguida de nossa resposta: “ (...) uma coisa me deixou muito em dúvida. Vi um desses vídeos onde acusam a igreja católica de adorar o Deus Mitra e até distorceram uma explicação de um padre sobre o natal para comprovar o culto ao Deus mitra. Até ai tudo bem estava me divertindo com as heresias ai então o autor falou que presta serviço a várias instituições catolicas e que a razão social da maioria começa com mitra e o nome da instituição comprovando o culto ao tal deus sol. Fiz uma rápida busca e realmente percebi que varias dioceses tem o mitra antes do nome e também percebi o termo mitra diocesana. Sei que mitra é o chapel cônico que os bispos e o papa usa. Gostaria de saber qual o verdadeiro significado do termo mitra para igreja e se tem alguma ligação com o deus pagão e porque o nome aparece na frente do nome das diocese

A ignorância invencível e a salvação

Sem Roma, totalmente frustada por ver a FSSPX caminhando em direção à Barca de Pedro, não mais pode apoiar-se na mesma para justificar seu "apostolado". Aliás, agora são Sem Roma & FSSPX. Em uma tentativa vã que só convenceu os organizadores da idéia, quiseram mostrar uma suposta contradição em uma frase do Pe Paulo Ricardo com o ensino católico no folder acima. Iremos mostrar, nesse artigo, que as palavras do Reverendíssimo padre, que tanto bem faz a Igreja no Brasil na formação sólida tradicional entre leigos e seminaristas, estão em perfeita harmonia com o que o Magistério sempre ensinou. Obviamente que o Padre Paulo fala dos que estão em ignorância invencível. Ora, se diz que eles têm em mente um simulacro, um boneco, ao invés da Igreja Católica, é claro que faz referência aos que não pecam mortalmente por isso. O que ele falou sempre foi consenso entre os teólogos. O grande teólogo Penido diz o seguinte sobre isso:  “Melhor seria cognominá-los cristãos di

Quaresma: Catecismo Maior de São Pio X

A Igreja, no início da Quaresma, costumava fazer a imposição das sagradas cinzas, para recordar-nos de que somos feitos de pó, e com a morte, reduzimo-nos novamente ao pó, e assim nos humilhemos e façamos penitência por nossos pecados, enquanto temos tempo 37.   Que é a Quaresma? A Quaresma é um tempo de jejum e penitência instituída pela Igreja por tradição apostólica. 38.   A que fim foi instituída a Quaresma? A Quaresma foi instituída: 1º para dar-nos a entender que temos a obrigação de fazer penitência durante todo o tempo da nossa vida, da qual, de acordo com os santos Padres, a Quaresma é figura; 2º para imitar de alguma maneira o rigoroso jejum de quarenta dias que Jesus Cristo praticou no deserto; 3º para prepararmo-nos, por meio da penitência, em celebrar santamente a Páscoa. 39.   Por que o primeiro dia da Quaresma é chamado de quarta-feira de cinzas? O primeiro dia da Quaresma é chamado de quarta-feira de cinzas porque nesse dia a Igreja impõe sobre