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Oração do ANGELUS no XXXII Domingo do Tempo Comum por Sua Santidade o Papa Bento XVI

Praça de São Pedro, 6 de novembro de 2011 Prezados irmãos e irmãs! AS LEITURAS BÍBLICAS da Liturgia dominical destes dias nos convidam a prolongar a reflexão sobre a vida eterna, iniciada por ocasião da Comemoração de todos os fiéis defuntos. Sobre este ponto, é evidente a diferença entre quantos creem e aqueles que não creem, ou poder-se-ia igualmente dizer, entre quantos esperam e aqueles que não esperam. Com efeito, São Paulo escreve aos Tessalonicenses: “ Não queremos que ignoreis coisa alguma a respeito dos mortos, para que não vos entristeçais, como fazem os outros homens que não têm esperança. ” (1 Ts 4, 13) A fé na Morte e Ressurreição de Jesus Cristo marca, também neste campo, uma linha divisória decisiva. É ainda São Paulo quem recorda aos cristãos de Éfeso que, antes de receber a Boa Notícia (o  Evangelion ), estavam “sem a esperança da Promessa e sem Deus neste mundo” (Ef 2, 12). Com efeito, a religião dos gregos, os cultos e os mitos pagãos não eram ca

Que maravilhoso e belo é o Tempo do Advento!

"Ao celebrar anualmente a Liturgia de Advento, a Igreja atualiza esta espera do Messias: participando da longa preparação da Primeira Vinda do Salvador, os fiéis renovam o ardente desejo de sua Segunda Vinda." (CIC §524) O TEMPO DO ADVENTO começa com as vésperas do domingo mais próximo ao 30 de novembro e termina antes das vésperas do Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação, de expectativa e alegria, em que os fiéis, esperando o Nascimento do Salvador do Mundo, vivem o arrependimento, com penitência (para nos tirar do nosso sonambulismo do pecado e fazer nascer em nós a verdadeira esperança) e promovem a fraternidade e a paz. A palavra advento, do latim  Adventus , do verbo  advenire , significa vinda, chegada, começo, início, princípio. Os dias que vão de 16 a 24 de dezembro (Novena de Natal) são para nos prepararmos mais especificamente para a grande Festa do Natal do Senhor. Com o Advento, a Igreja inicia o novo Ano Litúrgico. Esse tempo litúrgi

A doce vitória de Maria - Liturgia

A ti, Maria, como a general invencível, meus cantos de vitória! A ti, que me livraste de meus males, ofereço meus cantos de reconhecimento. Pois que tens uma força invencível, livra-me de toda espécie de perigos, a fim de que te aclame: Ave, Virgem e esposa! Jamais cessaremos de celebrar-te com os devidos hinos, ó Mãe de Deus, e de dizer-te: Ave, Virgem e Esposa! O Incorpóreo, assim que conheceu a ordem que lhe foi dada, dirigiu-se com solicitude à morada de José e disse àquela que não conhecia matrimônio: «Aquele que em sua descida inclina os céus é todo e imutavelmente encerrado em teu seio. Eu, contemplando-O feito escravo em teu ventre, fico estático e exclamo: Ave, Virgem e Esposa!» Hino Akathistos (que literalmente significa «estando de pé», porque se canta nesta posição) é o hino mariano mais famoso do Oriente cristão e, possivelmente, de toda a Igreja. Composto originalmente em grego no final do século V, é de autor desconhecido. Sua autoria é atribuída a diversos

A Santa Igreja Ortodoxa - 4. Os primeiros seis concílios ecumênicos (325-681)

A vida da Igreja no período inicial bizantino é dominada pelos Sete Concílios Gerais. Estes Concílios preencheram uma tarefa dupla. Primeiro, eles esclareceram e articularam a organização visível da Igreja, tornando clara a posição das cinco grandes Sedes ou Patriarcados, como vieram a ser conhecidos. Segundo e mais importante, os Concílios definiram de vez por toda os ensinamentos da Igreja sobre as doutrinas fundamentais da fé cristã - a Trindade e a Encarnação. Todos os cristãos concordam em encarar tais coisas como "mistérios" os quais se encontram além da linguagem e compreensão humanas. Os bispos, quando redigiam definições nos Concílios, não intencionavam explicar o mistério, apenas procuravam eliminar certas maneiras erradas de falar e raciocinar sobre ele. Para impedir que os homens se desviassem em erro ou heresia, eles tão somente esclareciam o modo correto de se referir ao mistério. As discussões nos Concílios às vezes parecem abstratas e remotas, embora tenh