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Igrejas feias fazem mal para a alma – a importância da beleza estética na Liturgia para a evangelização


O jovem 'youtuber' Brian Holdsworth
ASSIM COMO ACONTECE com a Verdade, a Beleza também não é relativa. Está aí um assunto que quase inevitavelmente provocará polêmica nos ambientes modernos, já que os ouvidos dos nossos tempos, profundamente doutrinados na ideologia socialista, não admitem desigualdade de espécie alguma – ainda que as desigualdades inegavelmente existam e sejam mais do que evidentes.

É preciso um altíssimo grau de cegueira voluntária para negar que, neste mundo, existem coisas bonitas e coisas feias – incluindo pessoas. Ora, não estamos aqui falando do caráter e nem da dignidade de ninguém. Uma pessoa muito boa pode ser muito feia, e todos sabemos que isso acontece muito, talvez até porque as pessoas desprovidas de beleza estética estejam livres de certas tentações, como por exemplo a da vaidade.

S. João Maria Vianney que o diga, ou será que, olhando as fotos do santo Cura d'Ars, alguém ousaria dizer que ele foi um modelo de beleza física? Claro que a santidade de alguém e/ou o amor que nutrimos por essa pessoa pode torná-la bela de um modo muito especial, e de fato muito mais elevado que o da mera aparência física; a visão de alguém que amamos, independente da estética, é sempre agradável aos olhos e, via de regra, alguém que é bom para todos parece sempre formoso(a) diante de todos.


Mas estamos tratando aqui de um assunto muitíssimo mais profundo. Falamos da importância e da função real da beleza para a evangelização Há alguns anos, o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, declarou que "A beleza é um caminho privilegiado para a evangelização” (fonte). Além disso, um fato pouco conhecido (porque pouco divulgado) é que existem estudos e testemunhos de conversões que compravam a eficácia da arte sacra na evangelização.

Um estudo recentemente divulgado pelo jornal inglês "The Telegraph"[1] avaliou a participação dos jovens nas práticas religiosas e identificou um elemento que surpreendeu a muitos: a grande eficácia da arquitetura sacra para inspirar conversões. O estudo sugere que os novos métodos, nos quais vem investindo com prioridade a Igreja, como por exemplo os grupos de jovens, são menos efetivos do que a prática das orações tradicionais e a simples visita a um belo templo, liturgicamente construído e ornamentado. 

As conclusões da pesquisa classificaram o contato com um templo harmonioso e bem acabado numa posição mais alta de eficácia do que a participação em um grupo de oração, os eventos que promovem o diálogo ecumênico e diversas outras frentes as quais a hierarquia da Igreja vem priorizando nos últimos tempos. Nos chamados "shows de evangelização" e megaeventos com artistas católicos, por exemplo, ocorre uma grande afluência de jovens, mas não necessariamente a evangelização propriamente dita. A mocidade vai cantar, dançar, interagir, viver uma aventura diferente, mas... O que aprendem? Que tipo de catequese recebem ali? Poderíamos realmente afirmar que nesses locais ocorrem autênticas experiências religiosas? Em que nível?

Já os números da pesquisa inglesa concordam com a tradição católica da arquitetura sacra, e reafirmam o seu potente valor catequético. Comentando sobre a beleza do templo da Universidade de Sto. Tomás de Aquino, nos EUA, o arquiteto Kevin Clark citou à publicação "Adoremus": "É surpreendente ver católicos e não católicos participarem na beleza física do edifício. Essa beleza (do templo) é parte da sua conversão, e isso é algo intrigante".

As igrejas antigas (pré-conciliares) continham em sua própria estrutura tinham um mistério, uma atmosfera de reverência ao sagrado que desapareceu nas construções modernas. O edifício em forma de Cruz, a abóbada, a acústica, as paredes decoradas com imagens das vidas dos santos, o acabamento repleto de simbologia sagrada, os elementos litúrgicos, a luz das velas, o aroma do incenso, os vitrais... Era difícil entrar em um templo bem cuidado e não se sentir pré-disposto à oração; tudo levava a uma reverência pelo Divino. Parece inegável que essa curiosidade e essa atração estética inicial atrai os jovens e os prepara a um contato mais profundo com a mensagem cristã católica.

Lamentavelmente, pouco sobrou de toda essa atmosfera que remetia à adoração de Deus nos caixotões pós-conciliares, que se parecem bem mais com galpões, tendo ao centro um mero palco e não mais o Altar do Sacrifício, e o Sacrário –, que deveria ser o centro de tudo –, relegado a um canto.

"Os estudantes têm sede de beleza, e os estudos recentes apontam que a beleza é uma das razões mais significativas pelas quais pessoas chegam à fé católica e permanecem nela", afirmou o documento de apresentação do projeto de construção da capelada da Universidade de St. Paul, em Madison, EUA. "A edificação necessita ser grande, bela e suficientemente visível para que os estudantes a notem". A instituição deseja substituir a edificação em estilo moderno atual, em parte, porque os estudantes não a reconhecem como templo; assim se evidenciará a importância de enfatizar claramente a sua identidade cristã católica.

Que a "Via da Beleza" continua sendo um passo prévio, que requer ser seguido por um encontro autêntico com Deus, sua implementação contribui de forma notável à Evangelização, como reconhece o Pontifício Conselho para a Cultura no documento "A Via Pulchritudinis": "A capacidade comunicativa da arte sacra se mostra capaz de romper barreiras, filtrar os prejuízos e tocar o coração das pessoas de diferentes culturas e religiões, permitindo-lhes perceber a universalidade da mensagem de Cristo e seu Evangelho".
http://www.ofielcatolico.com.br/2007/07/igrejas-feias-fazem-mal-pra-alma.html

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