Pular para o conteúdo principal

São Vicente de Paulo, um coração trabalhado por Deus


sao_vicenteSão Vicente de Paulo nasceu em 1581, na pequena vila de Pouy, na França. Ele pertenceu a uma família humilde que trabalhava no campo para sobreviver, e desde pequeno mostrou que o dom da fé que se vivia intensamente em família iria criar raízes profundas e dar bastantes frutos ao seu tempo. Seus pais perceberam sua facilidade com os estudos e se sacrificaram para dar-lhe uma boa educação, que naquela época significava entrar no seminário. Demonstrou sua aptidão para os estudos, mas algumas coisas precisavam ainda serem purificadas para que ele se tornasse o santo que Deus tinha planejado.
Vindo de uma família sem muitos recursos, diz-se que Vicente tinha em seu coração um desejo de ter uma carreira sacerdotal de sucesso, conseguindo alguns benefícios para poder se aposentar cedo e ajudar sua família. Isso não quer dizer que essa era a única motivação ou que ele não era realmente um vocacionado ao sacerdócio, simplesmente mostra que no coração do homem cresce joio junto com o trigo. Assim como na parábola que Jesus contou, a vida cristã não é uma constante busca por arrancar o joio para separá-lo do trigo, porque Deus sabe que muitas vezes arrancaríamos o trigo junto. Na vida de São Vicente, vamos vendo que é Deus que, com muita paciência e pedagogia, nos conduz pela vida e vai nos purificando pouco a pouco se nos mantemos abertos a sua Graça.
E São Vicente se manteve aberto. Sabemos o grande santo que terminou sendo. Principalmente preocupado com os mais necessitados, é o padroeiro de todas as obras de caridade além de fundador de comunidades religiosas e movimentos de leigos que estão até hoje presentes nas dioceses do mundo inteiro. Essas pessoas que seguem o carisma de São Vicente se preocupam de diminuir o espaço entre aqueles que são chamados a dividir seus bens e aqueles que os necessitam. Mas qual foi a causa da conversão desse santo que depois inspirou tantas pessoas?
 
Qual foi a causa da conversão desse santo que depois inspirou tantas pessoas?
A pedagogia divina que age nos corações de todos os fiéis é sempre um mistério de amor. Não podemos entender realmente tudo o que aconteceu entre Vicente e Deus que fez com que o coração do primeiro fosse sendo cada vez mais configurado com o do segundo. Assim como não podemos entender tudo o que acontece inclusive no nosso próprio coração. Mas alguns detalhes de Deus são mais fortes que outros e com certeza podemos, olhando para a nossa própria vida, perceber momentos em que Deus estava falando mais forte. Parece que para São Vicente, a época em que ele foi escravizado foi um desses momentos importantes.
Foram dois anos de escravidão, passando por três donos diferentes. O último deles foi um senhor que tinha deixado a religião católica e se “convertido” ao islamismo por medo de ser escravizado. Sua segunda mulher, ouvindo os cantos e orações de Vicente, quis saber mais sobre essa religião e acabou chamando a atenção do esposo por ter deixado uma fé tão bonita. Convertido, o patrão propôs que fugissem de volta para a França, e Vicente acabou sendo libertado. Seu patrão entrou para um mosteiro. Foi uma experiência difícil que certamente ajudou São Vicente a entender que o sacerdócio não é um lugar para buscar fama ou carreiras bem-sucedidas, mas para amar, entregando-se totalmente aos outros, onde quer que esteja.
Voltando a exercer o sacerdócio, teve muito contato com pessoas mais carentes e pouco a pouco foi percebendo que era a eles que o Senhor o chamava a entregar todo seu tempo. E assim foi deixando que seu coração fosse sendo modelado por Jesus, até que finalmente, pela Graça de Deus e sua cooperação, pode formar o Santo que estava chamado a ser desde sempre. Ele faleceu em 1660, com quase 80 anos, foi canonizado em 1737, pelo Papa Clemente XII e, em 1885, por Leão XIII, foi declarado padroeiro de todas as obras de caridade.
Que possamos fazer de nossas vidas também um serviço aos demais, principalmente aos que mais necessitam. São Vicente costumava dizer: “Não sei quem é mais carente: se o pobre que pede pão ou o rico que pede amor”. Tenhamos então, a valentia de ir até os mais necessitados, de coisas materiais ou espirituais, para partilhar do que temos e ajudar assim a fazer um mundo mais humano, onde reine o Amor que Cristo veio nos dar.
http://www.a12.com/formacao/detalhes/sao-vicente-de-paulo-um-coracao-trabalhado-por-deus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ignorância invencível e a salvação

Sem Roma, totalmente frustada por ver a FSSPX caminhando em direção à Barca de Pedro, não mais pode apoiar-se na mesma para justificar seu "apostolado". Aliás, agora são Sem Roma & FSSPX. Em uma tentativa vã que só convenceu os organizadores da idéia, quiseram mostrar uma suposta contradição em uma frase do Pe Paulo Ricardo com o ensino católico no folder acima. Iremos mostrar, nesse artigo, que as palavras do Reverendíssimo padre, que tanto bem faz a Igreja no Brasil na formação sólida tradicional entre leigos e seminaristas, estão em perfeita harmonia com o que o Magistério sempre ensinou. Obviamente que o Padre Paulo fala dos que estão em ignorância invencível. Ora, se diz que eles têm em mente um simulacro, um boneco, ao invés da Igreja Católica, é claro que faz referência aos que não pecam mortalmente por isso. O que ele falou sempre foi consenso entre os teólogos. O grande teólogo Penido diz o seguinte sobre isso:  “Melhor seria cognominá-los cristãos di
A mitra dos bispos e papas e o simbolismo pagão RECEBEMOS DO LEITOR que se identifica com o nome "Emerson" a pergunta que reproduzimos abaixo, seguida de nossa resposta: “ (...) uma coisa me deixou muito em dúvida. Vi um desses vídeos onde acusam a igreja católica de adorar o Deus Mitra e até distorceram uma explicação de um padre sobre o natal para comprovar o culto ao Deus mitra. Até ai tudo bem estava me divertindo com as heresias ai então o autor falou que presta serviço a várias instituições catolicas e que a razão social da maioria começa com mitra e o nome da instituição comprovando o culto ao tal deus sol. Fiz uma rápida busca e realmente percebi que varias dioceses tem o mitra antes do nome e também percebi o termo mitra diocesana. Sei que mitra é o chapel cônico que os bispos e o papa usa. Gostaria de saber qual o verdadeiro significado do termo mitra para igreja e se tem alguma ligação com o deus pagão e porque o nome aparece na frente do nome das diocese

Quaresma: Catecismo Maior de São Pio X

A Igreja, no início da Quaresma, costumava fazer a imposição das sagradas cinzas, para recordar-nos de que somos feitos de pó, e com a morte, reduzimo-nos novamente ao pó, e assim nos humilhemos e façamos penitência por nossos pecados, enquanto temos tempo 37.   Que é a Quaresma? A Quaresma é um tempo de jejum e penitência instituída pela Igreja por tradição apostólica. 38.   A que fim foi instituída a Quaresma? A Quaresma foi instituída: 1º para dar-nos a entender que temos a obrigação de fazer penitência durante todo o tempo da nossa vida, da qual, de acordo com os santos Padres, a Quaresma é figura; 2º para imitar de alguma maneira o rigoroso jejum de quarenta dias que Jesus Cristo praticou no deserto; 3º para prepararmo-nos, por meio da penitência, em celebrar santamente a Páscoa. 39.   Por que o primeiro dia da Quaresma é chamado de quarta-feira de cinzas? O primeiro dia da Quaresma é chamado de quarta-feira de cinzas porque nesse dia a Igreja impõe sobre