Pular para o conteúdo principal

PREPARAÇÃO PARA A ORAÇÃO MENTAL – MEDITAÇÃO X: DO AMOR DE DEUS




Imagem relacionada

Vamos conversar com Deus sobre o importantíssimo negocio da salvação das nossas almas; porem, para que os nossos infernais inimigos não nos embaracem, armemo-nos primeiro com o sinal da Cruz, dizendo com vivíssima fé: Pelo sinal da Santa Cruz, etc…

Feito o sinal da Cruz, digamos:

Espíritos tentadores e demônios malditos apartem-vos de mim e deste lugar para as profundezas do inferno, e não me estorveis nesta oração, dirigida para a honra e glória de Deus, e salvação da minha alma.

Façamos atos da presença de Deus.

Eu creio meu Deus e Senhor, firmemente, que vós estais aqui presente, dentro de mim, penetrando no meu interior, presenciando ainda os mais ocultos pensamentos do meu coração, sem que eu me possa esconder aos vossos puríssimos olhos; porém (prostrem-se) prostrado por terra com o corpo e com a alma, unido ao mesmo pó, me humilho na vossa divina presença desejo adorar-vos como adora a Maria Santíssima, os anjos e os santos do céu e os justos da terra: – Porem, ai de mim, oh meu Deus! Eu pequei, Senhor, perdoe-me, que eu proponho de me emendar e de não tornar mais a pecar. (levantem-se da prostração)

Ato de petição

Pai Eterno pelo sangue de Jesus Cristo e pelas dores de Maria Santíssima conceda-me as luzes, auxílio e graças para fazer bem e com fruto essa meditação. (Rezar um Pai Nosso e Uma Ave Maria)

Leiam-se agora os pontos da meditação, um de cada vez; e quando se encontrarem esses pontinhos (…) deve-se parar por algum tempo, a fim de se ponderar bem o sentido do que se tiver lido; e depois de cada ponto se ficará em silencio, meditando, pelo menos, dez minutos, de maneira que a meditação dos três pontos perfaça, pelo menos, meia hora; e ultimamente se darão graças ao Senhor.

Breve método da oração

MEDITAÇÃO X – DO AMOR DE DEUS

Ponto 1• Considera no grande amor com que Deus te ha amado e enriquecido de benefícios. Por teu amor criou o céu e a terra, e há preparado o reino da bem aventurança ; e para o gozares determinou que nascesses no seio da Igreja, e logo te recebeu nos braços ? lavou-te com seu sangue, e te aceitou por filho por meio do batismo, pelo qual te adornou com a cândida vestidura da inocência, com o brilhante das virtudes e com outros mil preciosos dons, ficando tu mais rico do que os maiores monarcas, que não receberam este sacramento !!… A tanta munificência do amor do teu Deus, com que tens correspondido ? !… A quem tens tu amado ? A teu Deus, ou ás criaturas ?.. A teu Deus, ou ao mundo ? A teu Senhor, ou ao demônio ? !.. Ah ! ingrato que só tens amado as criaturas, os prazeres e a ti mesmo, e só ao teu amigo, ao teu benfeitor, ao teu Pai não tens amado !.. Acabem hoje, pecador, esses dias desgraçados, com que tanto tens desprezado o amor de teu Deus. Pede-lhe auxílios, perdão e misericórdia.

Ponto 2• Considera que, não satisfeito o Eterno Pai com o benefício de criar o céu e a terra para  Filho Divino, igualmente abrasado em amor, á força de tormentos e de uma afrontosa morte pagou as dividas que tu havias contraído com a divina justiça, e te resgatou com seu precioso sangue!.. E não satisfeito ainda, o amante Coração de Jesus depois de tanto sofrimento quiz dar se todo a ti no Santíssimo Sacramento, e oferece-se todos os dias no santo sacrifício a seu Pai, para te alcançar o perdão, e conseguir todas as graças que te são necessárias!!.. E que apreço tens tu dado a tão grande amor?!.. Ah ! ingrato, que tão desagradecido tens sido aquela misericórdia que impelia ao Senhor a encher-te de benefícios. Abomina, alma católica, abomina a vida passada; converte-te ao Senhor e pede-lhe que o abrase nas agradáveis chamas do seu infinito amor, infundindo-te uma viva dor das culpas passadas, e recebendo-te nos braços da sua misericórdia.

Ponto 3°. Considera que o teu Deus também quiz que o Divino Espirito-Santo habitasse dentro de teu peito, para te consolar com seus dons, e santificar-te com seus frutos!.. Tão grande é o amor com que o Senhor te ama, que te deu para Mãe aquela mesma que era sua, a fim de que por via de tão amorosa Mãe pudesses chegar com toda a confiança a sua Majestade Soberana, e conseguisses por Maria remedio para teus males, e copiosas graças e benefícios !.. Deu-te anjos para defensores, santos por advogados, e entre estes, está prodigalizando benefícios pela intercessão do glorioso Afonso, valendo prontamente a todos os que com fé viva, humildade e perseverança recorrem ao céu por sua intervenção.. E com que hás de agradecer ao Senhor tantos benefícios?.. Pede á Santíssima Virgem Maria, aos serafins, aos santos do céu e ás almas, que cá na terra amam a Deus, que já que tu não podes pagar tanto amor, supram as tuas faltas, agradecendo,  glorificando e amando ao teu Benfeitor. Lembra-te com frequência dos benefícios de Deus, oferece-lhe as boas obras em ação de graças, e não deixes passar dia ou hora em que lhe não agradeças os benefícios passados, e peças perdão e misericórdia.

Goffiné – Manual do Cristão

http://catolicosribeiraopreto.com/preparacao-para-a-oracao-mental-meditacao-x-do-amor-de-deus/#more-12930

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ignorância invencível e a salvação

Sem Roma, totalmente frustada por ver a FSSPX caminhando em direção à Barca de Pedro, não mais pode apoiar-se na mesma para justificar seu "apostolado". Aliás, agora são Sem Roma & FSSPX. Em uma tentativa vã que só convenceu os organizadores da idéia, quiseram mostrar uma suposta contradição em uma frase do Pe Paulo Ricardo com o ensino católico no folder acima. Iremos mostrar, nesse artigo, que as palavras do Reverendíssimo padre, que tanto bem faz a Igreja no Brasil na formação sólida tradicional entre leigos e seminaristas, estão em perfeita harmonia com o que o Magistério sempre ensinou. Obviamente que o Padre Paulo fala dos que estão em ignorância invencível. Ora, se diz que eles têm em mente um simulacro, um boneco, ao invés da Igreja Católica, é claro que faz referência aos que não pecam mortalmente por isso. O que ele falou sempre foi consenso entre os teólogos. O grande teólogo Penido diz o seguinte sobre isso:  “Melhor seria cognominá-los cristãos di
A mitra dos bispos e papas e o simbolismo pagão RECEBEMOS DO LEITOR que se identifica com o nome "Emerson" a pergunta que reproduzimos abaixo, seguida de nossa resposta: “ (...) uma coisa me deixou muito em dúvida. Vi um desses vídeos onde acusam a igreja católica de adorar o Deus Mitra e até distorceram uma explicação de um padre sobre o natal para comprovar o culto ao Deus mitra. Até ai tudo bem estava me divertindo com as heresias ai então o autor falou que presta serviço a várias instituições catolicas e que a razão social da maioria começa com mitra e o nome da instituição comprovando o culto ao tal deus sol. Fiz uma rápida busca e realmente percebi que varias dioceses tem o mitra antes do nome e também percebi o termo mitra diocesana. Sei que mitra é o chapel cônico que os bispos e o papa usa. Gostaria de saber qual o verdadeiro significado do termo mitra para igreja e se tem alguma ligação com o deus pagão e porque o nome aparece na frente do nome das diocese

Perguntas e respostas sobre a Eucaristia

A Sagrada Eucaristia é central na Igreja Católica, que acredita na presença real de Cristo na forma de Corpo e Sangue. Não é um símbolo, não é um alimento para ser compartilhado, é infinitamente muito mais que isso. Tomando por base perguntas formuladas pelo Padre Robert Barron, resolvi publicar minhas respostas numa sucessão de cinco posts, ao ver tamanha riqueza de ensinamentos. Espero que também vejam o amor de Deus neste sacramento. Basta clicar no título de cada parte para ler minhas respostas.  Parte I: Introdução 1. Qual o significado da palavra  "Eucaristia" ? 2. Por quais outros nomes a Eucaristia é também conhecida? 3. O que relembramos na Eucaristia? 4. Por que a Eucaristia é a fonte de toda vida cristã? 5. Quando a Igreja começou a celebrar a Eucaristia? Parte II: Alimento Sagrado 1. Que graças a Eucaristia confere àqueles que a recebem? 2. O que o Profeta Isaías fala sobre a Celebração da Missa? 3. Como São Mateus foi chamado