Pular para o conteúdo principal

Nossa Senhora do Carmo: Qual a história e em quais momentos recorrer?

Ir. João Antônio Johas 

Nossa Senhora do Carmo
“Flor do Carmelo, vide florida. Esplendor do Céu. Virgem Mãe incomparável. Doce Mãe, mas sempre virgem. Sede propícia aos carmelitas. Ó Estrela do mar”. Com essa oração o monge carmelita São Simão suplicava à Nossa Senhora a intercessão por sua ordem que se via perseguida a ponto de parecer ser o seu fim. Como não podia deixar de ser, a Virgem Santíssima atendeu esse pedido de seu filho e lhe entregou como sinal de proteção o escapulário para ser utilizado com a promessa de que aquele que o usa bem, não padecerá no inferno.
Nossa Senhora do Carmo é, então, uma devoção que surgiu em um contexto de perseguição, especificamente de perseguição religiosa sobre uma congregação que nasceu no monte Carmelo, de onde provém o nome Carmelitas. Nossa Senhora aparece aí de modo especial como aquele refúgio no debaixo do qual seus filhos podem se aconchegar não para fugir do perigo, mas para melhor o enfrentar. Recorrer a Maria nesses momentos é justamente manifestar a própria fé de que por maiores que sejam os problemas, Deus é o Senhor da história e está sempre governando tudo com sua providência.
Como assim? É só lembrar de Maria ao pé da Cruz. Quando tudo parecia perdido, ela permanece firme, de pé, junto a seu filho. É a manifestação mais bonita de fé diante daquilo que parece uma causa perdida. De fato, muitos dos discípulos não estão junto a Jesus nesse momento. A oração de São Simão, nesse sentido, pode ser comparada a presença do discípulo amado junto à Maria ao pé da Cruz. É como se São Simão estivesse com muita dificuldade de ver a presença de Deus em meio às perseguições e por isso recorre a Maria. E ela, prontamente, lhe sai ao encontro com esse sinal de proteção que é o escapulário.
O escapulário, claramente, não é uma permissão para pecar com a justificativa de que a Virgem prometeu o céu para aquele que simplesmente o usar. Esse tipo de pensamento, no fundo, manifesta uma fé ainda muito pouco madura, meio supersticiosa inclusive. Essa não é a nossa fé. O que quer dizer então esse sinal? Ele quer ser a manifestação de uma vida que tem a confiança posta em Deus e em Nossa Senhora. Ao mesmo tempo que, como sacramental (Assim como a água benta por exemplo) confere uma especial proteção contra os ataques dos inimigos. Não é mágica, é Graça de Deus.
Todos passamos por momentos de tribulação. Pode que sejam mais fortes ou menos fortes, o certo é que sozinhos não podemos levar uma vida santa, não podemos conferir nós mesmos o sentido para nossas vidas, não podemos suportar o sofrimento que parece não ter sentido e, menos ainda, podemos suportar as perseguições que nos fazem por tentar viver uma vida cristã. Por isso a devoção à Virgem do Carmo nos recorda mais uma vez que em todos os momentos estamos chamados a colocar nossa esperança em Deus, a confiar em sua presença no meio de nós mesmo que seja por vezes velada. A Virgem do Carmo nos chama a colocar seu filho no centro de nossas vidas para que no mar agitado da vida não percamos o rumo e cheguemos confiantes à casa do Pai.
http://www.a12.com/formacao/detalhes/nossa-senhora-do-carmo-qual-a-historia-e-em-quais-momentos-recorrer

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ignorância invencível e a salvação

Sem Roma, totalmente frustada por ver a FSSPX caminhando em direção à Barca de Pedro, não mais pode apoiar-se na mesma para justificar seu "apostolado". Aliás, agora são Sem Roma & FSSPX. Em uma tentativa vã que só convenceu os organizadores da idéia, quiseram mostrar uma suposta contradição em uma frase do Pe Paulo Ricardo com o ensino católico no folder acima. Iremos mostrar, nesse artigo, que as palavras do Reverendíssimo padre, que tanto bem faz a Igreja no Brasil na formação sólida tradicional entre leigos e seminaristas, estão em perfeita harmonia com o que o Magistério sempre ensinou. Obviamente que o Padre Paulo fala dos que estão em ignorância invencível. Ora, se diz que eles têm em mente um simulacro, um boneco, ao invés da Igreja Católica, é claro que faz referência aos que não pecam mortalmente por isso. O que ele falou sempre foi consenso entre os teólogos. O grande teólogo Penido diz o seguinte sobre isso:  “Melhor seria cognominá-los cristãos di
A mitra dos bispos e papas e o simbolismo pagão RECEBEMOS DO LEITOR que se identifica com o nome "Emerson" a pergunta que reproduzimos abaixo, seguida de nossa resposta: “ (...) uma coisa me deixou muito em dúvida. Vi um desses vídeos onde acusam a igreja católica de adorar o Deus Mitra e até distorceram uma explicação de um padre sobre o natal para comprovar o culto ao Deus mitra. Até ai tudo bem estava me divertindo com as heresias ai então o autor falou que presta serviço a várias instituições catolicas e que a razão social da maioria começa com mitra e o nome da instituição comprovando o culto ao tal deus sol. Fiz uma rápida busca e realmente percebi que varias dioceses tem o mitra antes do nome e também percebi o termo mitra diocesana. Sei que mitra é o chapel cônico que os bispos e o papa usa. Gostaria de saber qual o verdadeiro significado do termo mitra para igreja e se tem alguma ligação com o deus pagão e porque o nome aparece na frente do nome das diocese

Quaresma: Catecismo Maior de São Pio X

A Igreja, no início da Quaresma, costumava fazer a imposição das sagradas cinzas, para recordar-nos de que somos feitos de pó, e com a morte, reduzimo-nos novamente ao pó, e assim nos humilhemos e façamos penitência por nossos pecados, enquanto temos tempo 37.   Que é a Quaresma? A Quaresma é um tempo de jejum e penitência instituída pela Igreja por tradição apostólica. 38.   A que fim foi instituída a Quaresma? A Quaresma foi instituída: 1º para dar-nos a entender que temos a obrigação de fazer penitência durante todo o tempo da nossa vida, da qual, de acordo com os santos Padres, a Quaresma é figura; 2º para imitar de alguma maneira o rigoroso jejum de quarenta dias que Jesus Cristo praticou no deserto; 3º para prepararmo-nos, por meio da penitência, em celebrar santamente a Páscoa. 39.   Por que o primeiro dia da Quaresma é chamado de quarta-feira de cinzas? O primeiro dia da Quaresma é chamado de quarta-feira de cinzas porque nesse dia a Igreja impõe sobre