Pular para o conteúdo principal

MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI AO CARDEAL RIVERA CARRERA POR OCASIÃO DO ENCONTRO CONTINENTAL PARA A AMÉRICA SOBRE O "COMPÊNDIO DA DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA"




Ao Senhor Cardeal NORBERTO RIVERA CARRERA

Arcebispo-Primaz do México





Por ocasião do Encontro Continental para a América sobre o Compêndio da doutrina social da Igreja que se realiza nessa cidade, é-me grato dirigir uma cordial saudação aos organizadores e participantes, provenientes dos diversos países americanos, que assistem a este importante Encontro movidos pelo seu compromisso na evangelização da vida social.

Realiza-se assim o desejo do meu venerado Predecessor, o Servo de Deus João Paulo II, o qual indicou a utilidade de um "compêndio ou síntese autorizada da doutrina social católica" (Ecclesia in America, 54), consciente da importância prioritária que o conhecimento e a difusão da doutrina social da Igreja ocupa. De facto, o mencionado Compêndio é um instrumento valoroso, que facilita nos diversos âmbitos um estudo mais profundo e sistemático das orientações da Igreja no campo político, social e económico, favorecendo ao mesmo tempo a sua aplicação prática no contexto concreto de cada País ou Continente, tendo em conta as suas peculiaridades próprias.
Apraz-me verificar que esse Encontro pretende dar maior vigor na América à missão evangelizadora da Igreja, que deve alargar-se também ao âmbito social, tendo sempre em consideração a primazia da verdade sobre o homem e sobre a sua dignidade inviolável com todos os seus direitos. Deste modo, o mundo que tanto incrementa as suas formas de organização e a sua inter-relação, até chegar à chamada globalização, poderá dispor também de uma alma que o faça crescer igualmente em humanidade, justiça e espírito solidário.
Nesta missão evangelizadora e humanizante da Igreja participam os fiéis leigos de um modo peculiar e de acordo com a sua índole secular, porque vivem e trabalham onde se organiza a vida social, onde se tomam as decisões ou se transformam as estruturas que condicionam a vida civil. Eles devem seguir a sua vocação específica de "procurar o Reino de Deus tratando das realidades temporais e ordenando-as segundo Deus" (Lumen gentium31) e, portanto, colocando as suas capacidades profissionais e o testemunho de uma vida exemplar ao serviço da evangelização da vida social, tornando-a ao mesmo tempo mais justa e adequada à pessoa humana. Para isso necessitam de uma sólida formação que lhes permita discernir em cada situação concreta, acima de qualquer interesse particular ou de propostas oportunistas, o que realmente melhora o ser humano na sua integridade e as características que devem ter os diversos órgãos sociais para promover o verdadeiro bem comum. Neste sentido, o Compêndio, objecto de estudo nesse Encontro, devido ao seu carácter orgânico e à formulação sintética de cada um dos pontos tratados, é uma ajuda preciosa para a formação dos fiéis cristãos nas questões sociais, sobretudo se estiver acompanhado de uma acção pastoral e catequética sábia, constante e pormenorizada.
Peço ao Senhor, por intercessão materna de Nossa Senhora de Guadalupe, que ilumine os trabalhos desse Encontro continental, para que dê abundantes frutos e seja ele mesmo uma ocasião propícia para viver com espírito cristão a sede de justiça, assim como para fomentar o compromisso solidário com os necessitados e o irrenunciável impulso da caridade. Com estes sentimentos, concedo de coração a todos os Congressistas a Bênção Apostólica.
Vaticano, 19 de Novembro de 2005.
PAPA BENTO XVI


© Copyright 2005 - Libreria Editrice Vaticana

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/letters/2005/documents/hf_ben-xvi_let_20051119_rivera-carrera.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ignorância invencível e a salvação

Sem Roma, totalmente frustada por ver a FSSPX caminhando em direção à Barca de Pedro, não mais pode apoiar-se na mesma para justificar seu "apostolado". Aliás, agora são Sem Roma & FSSPX. Em uma tentativa vã que só convenceu os organizadores da idéia, quiseram mostrar uma suposta contradição em uma frase do Pe Paulo Ricardo com o ensino católico no folder acima. Iremos mostrar, nesse artigo, que as palavras do Reverendíssimo padre, que tanto bem faz a Igreja no Brasil na formação sólida tradicional entre leigos e seminaristas, estão em perfeita harmonia com o que o Magistério sempre ensinou. Obviamente que o Padre Paulo fala dos que estão em ignorância invencível. Ora, se diz que eles têm em mente um simulacro, um boneco, ao invés da Igreja Católica, é claro que faz referência aos que não pecam mortalmente por isso. O que ele falou sempre foi consenso entre os teólogos. O grande teólogo Penido diz o seguinte sobre isso:  “Melhor seria cognominá-los cristãos di
A mitra dos bispos e papas e o simbolismo pagão RECEBEMOS DO LEITOR que se identifica com o nome "Emerson" a pergunta que reproduzimos abaixo, seguida de nossa resposta: “ (...) uma coisa me deixou muito em dúvida. Vi um desses vídeos onde acusam a igreja católica de adorar o Deus Mitra e até distorceram uma explicação de um padre sobre o natal para comprovar o culto ao Deus mitra. Até ai tudo bem estava me divertindo com as heresias ai então o autor falou que presta serviço a várias instituições catolicas e que a razão social da maioria começa com mitra e o nome da instituição comprovando o culto ao tal deus sol. Fiz uma rápida busca e realmente percebi que varias dioceses tem o mitra antes do nome e também percebi o termo mitra diocesana. Sei que mitra é o chapel cônico que os bispos e o papa usa. Gostaria de saber qual o verdadeiro significado do termo mitra para igreja e se tem alguma ligação com o deus pagão e porque o nome aparece na frente do nome das diocese

Quaresma: Catecismo Maior de São Pio X

A Igreja, no início da Quaresma, costumava fazer a imposição das sagradas cinzas, para recordar-nos de que somos feitos de pó, e com a morte, reduzimo-nos novamente ao pó, e assim nos humilhemos e façamos penitência por nossos pecados, enquanto temos tempo 37.   Que é a Quaresma? A Quaresma é um tempo de jejum e penitência instituída pela Igreja por tradição apostólica. 38.   A que fim foi instituída a Quaresma? A Quaresma foi instituída: 1º para dar-nos a entender que temos a obrigação de fazer penitência durante todo o tempo da nossa vida, da qual, de acordo com os santos Padres, a Quaresma é figura; 2º para imitar de alguma maneira o rigoroso jejum de quarenta dias que Jesus Cristo praticou no deserto; 3º para prepararmo-nos, por meio da penitência, em celebrar santamente a Páscoa. 39.   Por que o primeiro dia da Quaresma é chamado de quarta-feira de cinzas? O primeiro dia da Quaresma é chamado de quarta-feira de cinzas porque nesse dia a Igreja impõe sobre