Pular para o conteúdo principal

Sagrada Família de Nazaré, modelo de família unida diante das dificuldades


A Solenidade da Sagrada família de Nazaré, leva-nos a meditar a família de Jesus e, nela a nossa família e todas as famílias cristãs. Estamos vivendo o tempo do Natal, onde o Verbo que se fez carne e veio morar entre nós (Jo 1,14), manifesta de que jeito Deus é e nos mostrar a sua vontade para nós, que é o amor sem medida, a misericórdia, a justiça e a paz. (Jo 14,9). Deus quis manifestar-se aos homens numa família humana. Ele quis nascer numa família, para mostrar a importância de um lar cristão na formação do ser humano em todas as suas potencialidades e dimensões.
O Messias quis começar a sua missão salvífica no seio de uma família simples, onde o lar foi a primeira realidade humana que Jesus santifica com a sua presença.
Sagrada Família Natal Foto: pixabay
Foto: pixabay.com
A Sagrada Família é proposta pela Igreja como modelo de todas as famílias cristãs, pois nela Deus está sempre no centro de suas decisões e ocupa sempre o primeiro lugar e tudo. A família é antes de tudo uma grande escola de virtudes humanas e teologais e o primeiro lugar de encontro com Deus.
Por isso, a família é chamada de Igreja doméstica, onde as crianças devem aprender os princípios básicos da fé na experiência concreta do dia a dia e lugar onde os esposos buscam a sua santificação e a realização plena de sua vocação matrimonial. A família como célula mãe da sociedade, é a principal escola de todas as virtudes sociais, pois é nela que se aprende e vive a obediência, a fraternidade e o sentido de responsabilidade. Quando a família vai bem, toda a sociedade prospera.
O Evangelho de Mateus 2,13-15.19-23, relata a condição de refugiados vivida pela Sagrada Família e como nos dias atuais, muitas famílias sofrem ainda com esta realidade. São muitas as famílias que ainda hoje deixam sua casa, sua terra, sua gente e fogem da fome, da guerra, de outros perigos graves, em busca de segurança e de uma vida digna para si e para as próprias famílias. Tornando-se homem, Jesus com a sua família, experimenta em seu próprio ser, todas as dores e os sofrimentos, os dramas e as esperanças que acompanham a vida de uma família.
A Sagrada família nos mostra a importância da família unida nos tempos difíceis de crise e instabilidades, aprofundando e apoiando-se no amor familiar, examinando a situação do próprio lar e buscando soluções que ajudem o pai, a mãe e os filhos a serem cada vez mais unidos, dialogando mais, colaborando uns com os outros na resolução dos problemas.
Tornando-se homem, Jesus com a sua família, experimenta em seu próprio ser todas as dores e os sofrimentos, os dramas e as esperanças que acompanham a vida de uma família, buscando cada vez mais a vivencia da fé em família por meio da oração e da escuta atenta e amorosa da Palavra de Deus.
 
A família como célula mãe da sociedade é a principal escola de todas as virtudes sociais.
Uma leitura bíblica muito conhecida nessa solenidade é a de Colossenses 3,12-21, onde Paulo nos convida a nos vestir das seguintes virtudes: misericórdia, bondade, mansidão, paciência, tolerância e perdão recíproco, tudo muito bem alinhado com a caridade. Essas são as virtudes que sempre encontramos na Sagrada Família e que são necessárias para se viver em comunidade e na vida conjugal. Paulo ainda insiste na necessidade de se viver a oração em comum, o diálogo e o aconselhamento recíproco e que ambos, marido e mulher estejam prontos para estar a serviço um do outro.
As últimas recomendações desse texto para nós, é que os filhos obedeçam seus pais e que os pais não irritem seus filhos com atitudes egoístas e mesquinhas.
A leitura do Eclesiástico 3,3-7.14-17a é um convite a honrar os nossos pais principalmente na velhice, procurando ampara-los e dando todo suporte necessário nesse período. Honrar alguém significa dizer que essa pessoa tem um peso muito grande na minha vida, um valor incalculável. Além do mais, essa atitude agrada a Deus o amor dos filhos para com os pais onde vai transparecer nas numerosas promessas de bênçãos feitos a aqueles que cuidam de seus pais: acumularão tesouros diante de Deus, quando rezarem seus pedidos serão atendidos, terão vida longa e seus filhos serão exemplares e se tiverem cometido alguma falta receberão o perdão de seus pecados.

Sagrada Família
 Solenidade da Sagrada família de Nazaré, é 
um convite para olharmos as nossas atitudes 
quanto a nossa família 
A Solenidade da Sagrada família de Nazaré, é um convite para olharmos as nossas atitudes quanto a nossa família e nos perguntarmos se estamos vivendo de forma virtuosa dentro do nosso lar. Convido você amigo e irmão leitor a se questionar comigo:
Nas horas difíceis em minha casa, eu sou uma pessoa presente, atuante, procuro promover a unidade, sou aquele que motiva e dá suporte ao outro que caiu ou que esta passando necessidade?
Eu como pai ou mãe procuro promover em meu lar um espaço para em família escutar a Palavra de Deus, orar juntos e fortalecer os vínculos familiares em oração?
Exercito o diálogo e mais ainda a escuta, com meu cônjuge e meus filhos?
Procuro viver a minha maternidade ou paternidade d e forma responsável, sendo presença na vida dos meus filhos e construindo um laço forte de amizade, de confiança e de uma autoridade que não precisa usar de autoritarismo ou a opressão?
Como filho, estou presente na vida dos meus pais idosos, procurando ampara-los em todas as suas necessidades seja afetivo ou material ou infelizmente ando ausente?
Termino aqui com o salmo 127 e convido você a rezar comigo        
1 Cântico das peregrinações. Felizes os que temem o Senhor, os que andam em seus caminhos.
2 Poderás viver, então, do trabalho de tuas mãos, serás feliz e terás bem-estar.
3 Tua mulher será em teu lar como uma vinha fecunda. Teus filhos em torno à tua mesa serão como brotos de oliveira.
4 Assim será abençoado aquele que teme o Senhor.
5 De Sião te abençoe o Senhor para que em todos os dias de tua vida gozes da prosperidade de Jerusalém,
6 E para que possas ver os filhos dos teus filhos. Reine a paz em Israel!
Padre José Carlos de Melo
Coordenador da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Aparecida
http://www.a12.com/formacao/detalhes/sagrada-familia-de-nazare-modelo-de-familia-unida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ignorância invencível e a salvação

Sem Roma, totalmente frustada por ver a FSSPX caminhando em direção à Barca de Pedro, não mais pode apoiar-se na mesma para justificar seu "apostolado". Aliás, agora são Sem Roma & FSSPX. Em uma tentativa vã que só convenceu os organizadores da idéia, quiseram mostrar uma suposta contradição em uma frase do Pe Paulo Ricardo com o ensino católico no folder acima. Iremos mostrar, nesse artigo, que as palavras do Reverendíssimo padre, que tanto bem faz a Igreja no Brasil na formação sólida tradicional entre leigos e seminaristas, estão em perfeita harmonia com o que o Magistério sempre ensinou. Obviamente que o Padre Paulo fala dos que estão em ignorância invencível. Ora, se diz que eles têm em mente um simulacro, um boneco, ao invés da Igreja Católica, é claro que faz referência aos que não pecam mortalmente por isso. O que ele falou sempre foi consenso entre os teólogos. O grande teólogo Penido diz o seguinte sobre isso:  “Melhor seria cognominá-los cristãos di
A mitra dos bispos e papas e o simbolismo pagão RECEBEMOS DO LEITOR que se identifica com o nome "Emerson" a pergunta que reproduzimos abaixo, seguida de nossa resposta: “ (...) uma coisa me deixou muito em dúvida. Vi um desses vídeos onde acusam a igreja católica de adorar o Deus Mitra e até distorceram uma explicação de um padre sobre o natal para comprovar o culto ao Deus mitra. Até ai tudo bem estava me divertindo com as heresias ai então o autor falou que presta serviço a várias instituições catolicas e que a razão social da maioria começa com mitra e o nome da instituição comprovando o culto ao tal deus sol. Fiz uma rápida busca e realmente percebi que varias dioceses tem o mitra antes do nome e também percebi o termo mitra diocesana. Sei que mitra é o chapel cônico que os bispos e o papa usa. Gostaria de saber qual o verdadeiro significado do termo mitra para igreja e se tem alguma ligação com o deus pagão e porque o nome aparece na frente do nome das diocese

Perguntas e respostas sobre a Eucaristia

A Sagrada Eucaristia é central na Igreja Católica, que acredita na presença real de Cristo na forma de Corpo e Sangue. Não é um símbolo, não é um alimento para ser compartilhado, é infinitamente muito mais que isso. Tomando por base perguntas formuladas pelo Padre Robert Barron, resolvi publicar minhas respostas numa sucessão de cinco posts, ao ver tamanha riqueza de ensinamentos. Espero que também vejam o amor de Deus neste sacramento. Basta clicar no título de cada parte para ler minhas respostas.  Parte I: Introdução 1. Qual o significado da palavra  "Eucaristia" ? 2. Por quais outros nomes a Eucaristia é também conhecida? 3. O que relembramos na Eucaristia? 4. Por que a Eucaristia é a fonte de toda vida cristã? 5. Quando a Igreja começou a celebrar a Eucaristia? Parte II: Alimento Sagrado 1. Que graças a Eucaristia confere àqueles que a recebem? 2. O que o Profeta Isaías fala sobre a Celebração da Missa? 3. Como São Mateus foi chamado