Pular para o conteúdo principal

QUAIS OS DIAS QUE OS FIÉIS DEVEM SANTIFICAR?


Ensina-nos o primeiro mandamento da Igreja:

Ouvir Missa inteira aos domingos e festas de guarda.(Catecismo Maior de São Pio X, Questão 474)

O primeiro preceito da Igreja: ‘ouvir Missa inteira nos domingos e festas de guarda’ manda-nos assistir com devoção à Santa Missa nos domingos e nas outras festas de preceito.(Catecismo Maior de São Pio X, Questão 475)

Cumprimos esta obrigação santificando o dia, deixando os trabalhos não essenciais, e assistindo com piedade a Santa Missa, em caráter obrigatório. Peca-se mortalmente quem não o faz. Evidentemente que não sendo possível assistir à Santa Missa por algum motivo grave, fica-se dispensado (cf. Catecismo da Igreja Católica, § 2181).

Durante o domingo e os outros dias de festa de preceito, os fiéis se absterão de se entregar aos trabalhos ou atividades que impedem o culto devido a Deus, a alegria própria ao dia do Senhor, a prática das obras de misericórdia e o descanso conveniente do espírito e do corpo. As necessidades familiares ou uma grande utilidade social são motivos legítimos para dispensa do preceito do repouso dominical. Os fiéis cuidarão para que dispensas legítimas não acabem introduzindo hábitos prejudiciais à religião, à vida familiar e à saúde. O amor da verdade busca o santo ócio, a necessidade do amor acolhe o trabalho justo.
.

Os cristãos que dispõem de lazer devem lembrar-se de seus irmãos que têm as mesmas necessidades e os mesmos direito, mas não podem repousar por causa da pobreza e da miséria. O domingo é tradicionalmente consagrado pela piedade cristã às boas obras e aos humildes serviços de que carecem os doentes, os enfermos, os idosos. Os cristãos santificarão ainda o domingo dispensando à sua família e aos parentes o tempo e a atenção que dificilmente podem dispensar nos outros dias da semana. O domingo é um tempo de reflexão, de silêncio, de cultura e de meditação, que favorecem o crescimento da vida interior cristã.

Santificar os domingos e dias de festa exige um esforço o comum. Cada cristão deve evitar impor sem necessidades a outrem o que o impediria de guardar o dia do Senhor. Quando os costumes (esporte, restaurantes etc.) e as necessidades sociais (serviços públicos etc.) exigem de alguns um trabalho dominical, cada um assuma a responsabilidade de encontrar um tempo suficiente de lazer. Os fiéis cuidarão, com temperança e caridade, de evitar os excessos e violências causadas às vezes pelas diversões de massa. Apesar das limitações econômicas, os poderes públicos cuidarão de assegurar aos cidadãos um tempo destinado ao repouso e ao culto divino. Os patrões têm uma obrigação análoga com respeito a seus empregados. (Catecismo da Igreja Católica, § 2185-2187)

Desta maneira, a Igreja determina e facilita o cumprimento do terceiro mandamento da lei de Deus. Além disso, pedagogicamente, nos ensina a importância da Missa, para que participemos dela com maior freqüência.

Em caso de motivo grave que impossibilite o fiel de assistir à Santa Missa, diz o Código de Direito Canônico:

Por falta de ministro sagrado ou por outra grave causa, se a participação na celebração eucarística se tornar impossível, recomenda-se vivamente que os fiéis participem da liturgia da Palavra, se houver, na igreja paroquial ou em outro lugar sagrado, celebrada de acordo com as prescrições do Bispo diocesano; ou então se dediquem a oração por tempo conveniente, pessoalmente ou em família, ou em grupos de família de acordo com a oportunidade. (Cân. 1248 § 2)

OS DIAS DE PRECEITO

No Brasil, para facilitar o cumprimento do preceito, alguns dias santos foram transferidos, com a aprovação da Santa Sé, para o domingo seguinte (cf. Código de Direito Canônico, Cân. 1246 § 2). Além dos Domingos, os dias de preceito (ou guarda) são:

- NATAL DE N. S. JESUS CRISTO (25 DE DEZEMBRO, FERIADO);

- FESTA DA EPIFANIA (6 DE JANEIRO, TRANSFERIDO PARA ODOMINGO ENTRE 2 E 8 DE JANEIRO);

- ASCENSÃO DE N. S. JESUS CRISTO (12 DE MAIO,TRANSFERIDO PARA O DOMINGO SEGUINTE);

- CORPUS CHRISTI (1ª QUINTA-FEIRA APÓS O DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE, FERIADO);

- SANTA MARIA, MÃE DE DEUS (01/JANEIRO, COINCIDE COM FERIADO);

- ASSUNÇÃO DE N. SENHORA (15 DE AGOSTO, TRANSFERIDO PARA O DOMINGO SEGUINTE);

- IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA (08 DE DEZEMBRO, NÃO É FERIADO); 

- SÃO JOSÉ (19 DE MARÇO, NO BRASIL, POR AUTORIZAÇÃO DA SANTA SÉ, A SOLENIDADE DE SÃO JOSÉ NÃO É DE PRECEITO); 

- SANTOS APÓSTOLOS PEDRO E PAULO (29 DE JUNHO,TRANSFERIDO PARA O DOMINGO SEGUINTE);

- TODOS OS SANTOS (1º DE NOVEMBRO, TRANSFERIDO PARA O DOMINGO SEGUINTE);

Como vimos, a Epifania, Ascensão, Assunção, São Pedro e São Paulo, e Todos os Santos, são transferidas para o Domingo. Nesse sentido, cumprimos o preceito no próprio Domingo, o que é bem mais fácil. Em dias de semana, porque não foram transferidas no Brasil, restam o Natal (feriado), o Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (feriado), a Imaculada Conceição (não é feriado), e a solenidade de Santa Maria Mãe de Deus (1º de janeiro, coincide com um feriado).

Observe que o único dia que não cai em feriado ou foi transferido para o domingo é IMACULADA CONCEIÇÃO, dia 08 de dezembro.

O CUMPRIMENTO DOS PRECEITOS

Como expõe o Código de Direito Canônico, “satisfaz ao preceito de participar da missa quem assiste à missa em qualquer lugar onde é celebrada em rito católico, no próprio dia de festa ou na tarde do dia anterior (Cân. 1248 § 1).

Em outras palavras, importa ir a qualquer Missa, celebrada em rito católico, no período que vai das 12:00:01 da tarde do dia anterior (da véspera) às 23:59:59 do próprio dia de guarda.

EXEMPLO:

Dia 25/12 - Natal (Sábado) – PRECEITO

Dia 26/12 - (Domingo) – PRECEITO

- Cumprimento de preceito de Natal: Da tarde do dia 24 até às 23:59h de 25/12/2010

- Cumprimento de preceito dominical: Da tarde do dia 25/12/2010 até às 23:59h de 26/12/2010.
.
Há dois dias de preceito em questão, portanto, será necessário assistir a duas Missas: uma se assiste para santificar a festa, outra o domingo. NUNCA se pode satisfazer os dois preceitos com uma só missa.

Esquematizando, em caso de dois dias consecutivos de preceito (Uma dia santo que caia no sábado e o domingo após, por exemplo), cumpre validamente ambos os preceitos quem:

1) assiste uma Missa na tarde da véspera do primeiro dia e outra na tarde do primeiro dia;

2) assiste uma Missa na tarde da véspera do primeiro dia outra no segundo dia em qualquer horário;

3) assiste uma Missa no primeiro dia em qualquer horário e outra na tarde do primeiro dia;

4) assiste uma no primeiro dia em qualquer horário e outra no segundo dia em qualquer horário;

Em contrapartida, não cumpre o preceito de ambas quem:

1) assiste ambas as Missas na tarde da véspera do primeiro dia (deficiência da segunda);

2) assiste uma Missa na tarde da véspera do primeiro dia e outra na manhã do primeiro dia (deficiência da segunda);

3) assiste ambas as Missas na manhã do primeiro dia (deficiência da segunda);

4) assiste a uma única Missa na tarde do primeiro dia (deficiência implícita de uma delas);

5) assiste a ambas as Missas no segundo dia (deficiência da primeira);
.
Dúvida: eu fui a uma Missa no sábado à tarde desejando cumprir o preceito do domingo, mas a Liturgia da Missa não foi a do domingo. Neste caso, eu cumpri o preceito dominical?

Resposta: Sim. Embora o ideal seja que se assista à Missa cujo formulário litúrgico corresponda à Festa preceituada, isto não é obrigatório. A Missa é sempre Missa, e ela se torna obrigatória não pela liturgia que se celebra, mas pela data e horário em que se celebra, pois dentro daquele período somos chamados a santificar o dia.

Para cumprir o preceito, a Lei prescreve a assistência da Missa em “Rito Católico”. Ora os ritos são diferentes entre si. Isso significa que o calendário litúrgico também pode ser diferente. Exemplo clássico ocorre no dia 1º de janeiro. É preceito de Santa Maria Mãe de Deus, mas no calendário tridentino é missa da Circuncisão do Senhor. Ora, assistir a missa tridentina no dia 1º de janeiro cumpre o preceito! Logo, a Liturgia não é relevante. O que é relevante é o sacrifício, que é o mesmo independentemente da Liturgia. O que é preciso é a missa católica!

.

PARA CITAR ESTE ARTIGO:

QUAIS OS DIAS QUE OS FIÉIS DEVEM SANTIFICAR?

Nelson Sato Kodama 01/2011 Tradição em Foco com Roma.

Grupo Tradição - Vaticano II acesse:


CRÍTICAS E CORREÇÕES SÃO BEM-VINDAS: 

tradicaoemfococomroma@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ignorância invencível e a salvação

Sem Roma, totalmente frustada por ver a FSSPX caminhando em direção à Barca de Pedro, não mais pode apoiar-se na mesma para justificar seu "apostolado". Aliás, agora são Sem Roma & FSSPX. Em uma tentativa vã que só convenceu os organizadores da idéia, quiseram mostrar uma suposta contradição em uma frase do Pe Paulo Ricardo com o ensino católico no folder acima. Iremos mostrar, nesse artigo, que as palavras do Reverendíssimo padre, que tanto bem faz a Igreja no Brasil na formação sólida tradicional entre leigos e seminaristas, estão em perfeita harmonia com o que o Magistério sempre ensinou. Obviamente que o Padre Paulo fala dos que estão em ignorância invencível. Ora, se diz que eles têm em mente um simulacro, um boneco, ao invés da Igreja Católica, é claro que faz referência aos que não pecam mortalmente por isso. O que ele falou sempre foi consenso entre os teólogos. O grande teólogo Penido diz o seguinte sobre isso:  “Melhor seria cognominá-los cristãos di
A mitra dos bispos e papas e o simbolismo pagão RECEBEMOS DO LEITOR que se identifica com o nome "Emerson" a pergunta que reproduzimos abaixo, seguida de nossa resposta: “ (...) uma coisa me deixou muito em dúvida. Vi um desses vídeos onde acusam a igreja católica de adorar o Deus Mitra e até distorceram uma explicação de um padre sobre o natal para comprovar o culto ao Deus mitra. Até ai tudo bem estava me divertindo com as heresias ai então o autor falou que presta serviço a várias instituições catolicas e que a razão social da maioria começa com mitra e o nome da instituição comprovando o culto ao tal deus sol. Fiz uma rápida busca e realmente percebi que varias dioceses tem o mitra antes do nome e também percebi o termo mitra diocesana. Sei que mitra é o chapel cônico que os bispos e o papa usa. Gostaria de saber qual o verdadeiro significado do termo mitra para igreja e se tem alguma ligação com o deus pagão e porque o nome aparece na frente do nome das diocese

Quaresma: Catecismo Maior de São Pio X

A Igreja, no início da Quaresma, costumava fazer a imposição das sagradas cinzas, para recordar-nos de que somos feitos de pó, e com a morte, reduzimo-nos novamente ao pó, e assim nos humilhemos e façamos penitência por nossos pecados, enquanto temos tempo 37.   Que é a Quaresma? A Quaresma é um tempo de jejum e penitência instituída pela Igreja por tradição apostólica. 38.   A que fim foi instituída a Quaresma? A Quaresma foi instituída: 1º para dar-nos a entender que temos a obrigação de fazer penitência durante todo o tempo da nossa vida, da qual, de acordo com os santos Padres, a Quaresma é figura; 2º para imitar de alguma maneira o rigoroso jejum de quarenta dias que Jesus Cristo praticou no deserto; 3º para prepararmo-nos, por meio da penitência, em celebrar santamente a Páscoa. 39.   Por que o primeiro dia da Quaresma é chamado de quarta-feira de cinzas? O primeiro dia da Quaresma é chamado de quarta-feira de cinzas porque nesse dia a Igreja impõe sobre