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Notas litúrgicas na Festa de São Lucas Evangelista



Embora Ss Marcos e Lucas são dados a título de "evangelista" na liturgia, mas não são chamados "apóstolos", o primeiro é realmente uma subcategoria do último, e os textos litúrgicos de suas festas não diferem significativamente das do outro apóstolos. Uma característica distintiva da festa de São Lucas é que ele não é mantido com uma vigília no dia anterior, uma vez que vigílias foram reservados para mártires. A tradição aceita no Ocidente é que ele não morreu como um mártir; Prefácio na ambrosiana Missal especificamente o chama de "confessor", e o comentador litúrgica Sicard de Cremona diz no final do século 12 que "ele não terminou sua vida com o martírio." (Mitrale 9,47) (A única outra Apóstolos que têm nenhuma vigília são Barnabé, que não era um dos doze, e os três cujas festas ocorrem no tempo pascal, a partir do qual são excluídos observâncias penitenciais:. St Mark em 25 de abril, e Ss Felipe e Tiago em 1º de maio)

A visão de Ezequiel, por Raphael, 1518
A lready no final do segundo século, Santo Ireneu de Lyon identificou os quatro animais (ou "seres vivos") vistos por Ezequiel na visão no início do seu livro comosímbolos proféticos dos quatro Evangelistas . Estes são um homem, um leão, um boi e uma águia, os mesmos quatro que mais tarde parecem St John em Apocalipse 4. Esta tradição foi seguida por Ss Agostinho, Jerônimo e Gregório Magno, embora eles diferem de Irineu como a que animais simboliza que evangelista. (Explicação de Jerome, confirmada por Gregory, finalmente prevaleceu.) Todos concordam, porém, que o boi, um animal comumente usados em sacrifícios do templo no mundo antigo, incluindo os dos judeus, é o símbolo de São Lucas, que começa sua evangelho com a história do pai de São João Batista, o sacerdote Zacarias. Esta interpretação é também fortemente sugerido pelas palavras de Ezechiel, "o rosto de um homem, eo rosto de leão no lado direito de todos os quatro, eo rosto de boi, no lado esquerdo de todos os quatro; eo . rosto de águia sobre todos os quatro "(1, 10) o homem eo leão, que representam Mateus e Marcos, respectivamente, estão ambos à direita, uma vez que seus Evangelhos são muito semelhantes entre si; Lucas registra muitas histórias que não estão nos outros dois sinópticos ou John, daí o boi que representa ele está do lado esquerdo; enquanto João diz mais sobre a divindade de Cristo, e, portanto, sua águia é colocado acima dos outros.

T ele tradicional Evangelho da festa de São Lucas é retirado do seu décimo capítulo, versículos 1-9, instruções de Cristo aos setenta e dois quem Ele enviou em pares para pregar "em todas as cidades e lugares aonde ele havia de vir." Ele também é lido no dia de são Marcos, e mais tarde foi estendido para as festas de vários confessores.

as liturgias revistos, que dominou na maior parte da França do mid-17th aos séculos 19 mais tarde, (agora muitas vezes chamado de "Neo-galicano") contêm um grande número de lapsos de gosto e juízo que crença quase mendigo. Como a maioria das pessoas que colocam sua mão para mudar liturgias históricas, os revisores Neo-Gallican foram dolorosamente obcecado em fazer tudo "mais bíblica", mas em processo de expansão corpus de leituras do Missal, eles conseguiram fazer uma série de bastante inteligente escolhas. Uma delas foi a ler o prólogo de St Luke como o Evangelho em sua festa, como no 1738 Missal parisiense.
Visto que muitos têm empreendido fazer estabelecidos, a fim de uma narração das coisas que foram realizadas entre nós; de acordo como eles têm os entregou a nós, que desde o início foram testemunhas oculares e ministros da palavra: parecia bom para mim também, depois de ter atingido diligentemente para todas as coisas desde o início, escrever-te em ordem, excelentíssimo Teófilo, que tu pode saber a veracidade dessas palavras em que já estás informado.(Lucas 1, 1-4)
No grego original, esta passagem é escrito em um estilo notavelmente maior do que o resto do Evangelho, talvez um sinal de que o autor é realmente um homem de educação, e, portanto, adequado para a escrita de uma obra tão importante. É provável que ele recebeu sua educação, enquanto a formação como médico em sua cidade natal de Antioquia, uma das cidades mais importantes do Mediterrâneo Oriental, no momento, que ele menciona várias vezes nos Atos.

St Luke escrever seu Evangelho, e no início do Evangelho, desde o século 9 Evangeliary de Ébano (fólios 90v e 91R. Bibliothèque nationale de France  
A tradição atestada desde os estados do século VI que St Luke uma vez (ou mais de uma vez) pintado uma imagem da Virgem Maria, para o qual ele tem sido honrado como um santo padroeiro dos artistas, bem como médicos. Esta tradição pode ter surgido como uma forma metafórica de descrever o "retrato" da Virgem, que ele dá na infância narrativa; os dois primeiros capítulos do seu Evangelho recontar os acontecimentos da concepção e do nascimento de Cristo a partir de seu ponto de vista, por assim dizer, onde São Mateus fala mais sobre o papel de São José. É também aquele que registra a maior parte das verdadeiras palavras ditas pela Virgem, muito mais do que os outros três combinados. No entanto, a história surgiu, há uma série de ícones antigos que se diz ser o original pintada por São Lucas si mesmo, ou de uma cópia adiantada fiéis dos mesmos, e "St Luke que pinta o Virgin e criança" tem sido um tema popular para artistas em Oriente e do Ocidente.

Por outro lado, o Escritório Bizantino torna apenas um olhando referência a esta tradição, no texto seguinte a partir Matins.
Lucas, apóstolo de Cristo, revelador de coisas inefáveis, e mestre dos gentios, com o divino Paul, ea Santa Mãe de Deus, sobre cuja imagem divina fizeste inquire, rogai por nós que te abençoarem, e honrar o teu santo falling- adormecido, o observador de Deus, e todo-sábio revelador dos mistérios divinos. 
A imprecisão "sobre cuja imagem divina tu inquire fizeste" é significativo, porque a Canon com o qual este é cantada foi escrito por um Teófanes, que, junto com seu irmão Theodore, é homenageado como um santo por sua defesa das imagens sagradas em os dias da heresia iconoclasta. (Eles são chamados de "escrita-upon queridos", uma vez que o imperador iconoclasta Theophilus teve versos corte em sua pele.) Argumentos de silêncio variam em vigor de acordo com a circunstância. No entanto, parece provável que, se a tradição que St Luke fez uma imagem da Virgem repousava sobre um sólido fundamento histórico, um defensor dos ícones sagrados faria muito desse fato ao escrever uma Canon em homenagem a ele.

St Luke Desenhando a Virgin ea criança, por Rogier van der Weyden 1435-1440
T ele bizantina Office também se refere explicitamente a uma tradição oriental que São Lucas era um dos dois discípulos que encontraram Cristo no caminho de Emaús, aquele não nomeado no próprio Evangelho. Isso estaria de acordo com a antiga prática comum de anonimato autoral; pela mesma razão, foi às vezes se supõe que São Marcos foi o seguidor anônimo de Cristo, que escapou à prisão no jardim do Getsêmani, executando fora de suas roupas, um episódio que é mencionado apenas no seu Evangelho. (14, 51-52) No entanto, esta história era completamente desconhecido no Ocidente; Santo Ambrósio, por exemplo, diz que companheiro de Cleophas "foi chamado Ammonas.
Dos teus escritos sabemos, como tu disse, a veracidade das palavras que tu estabelecidos e revelados sob inspiração divina; uma vez que fizeste põe a mão para escrever para nós das questões sobre as quais tu foram totalmente informados e, como as testemunhas oculares entregue a ti. E tu ficaste igual a eles, e um servo da encarnação do Verbo, que tu ver em Emaús depois da ressurreição; e com coração ardente, tu comeu juntamente com Cleophas.Preencha também as nossas almas com a Sua fervor divino como honramos ti.
Outros textos de Vésperas admiravelmente resume toda a carreira de St Luke como se segue.
Alegra-te, que, sozinho na alegria sabia escrever para nós "Alegrai-vos!" (Χαῖρε, Ave), o Evangelho do Espírito (Virgin), e de seu parto ao Senhor, do Batista falando desde o ventre, da sua concepção , e da Encarnação do Verbo, Suas tentações e milagres, seus discursos e sofrimentos, a cruz e da morte e da ressurreição, que viste, e da Ascensão, ea descida do Espírito, e as obras dos arautos, especialmente de Paulo, cujo companheiro fores, curador, revelador dos mistérios, e iluminador da Igreja, o que faço, tu já guarda!
Cristo aparece para Cleophas e Lucas na estrada para Emaús; a ceia em Emaús; Cleophas e Lucas relatam a Ressurreição aos apóstolos (Lucas 24, 13-35). Fresco do século 15 na nave do Mosteiro Gračanica no Kosovo; St Luke é nomeado em cada uma das legendas. (Clique para ampliar.)
http://www.newliturgicalmovement.org/#2848928795234578164

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